Foto: Reprodução
A elevação dos rios após as chuvas dos últimos dias deixou dois municípios da Região Central com cursos d'água acima da cota de inundação e outro em nível de alerta. O Rio Jacuí ultrapassou a cota de inundação em Agudo, enquanto o Rio Ibicuí ultrapassa o nível de alerta em Rosário do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem entrou em contato com as prefeituras e as defesas civis das cidades para verificar os impactos da cheia. As autoridades informaram que seguem acompanhando a situação e que, com a tendência de redução dos níveis dos rios nos próximos dias, a expectativa é de normalização.
Em Dona Francisca, o Diário também buscou informações sobre o nível do Rio Jacuí e eventuais impactos no município, mas não obteve retorno da prefeitura até a publicação desta matéria.
Em Jaguari, rio voltou a baixar
Em Jaguari, o nível do rio que corta o município chegou a 8,46 metros após as chuvas registradas nas cabeceiras. Segundo a vice-prefeita Elenice Cattelan, o rio estabilizou e começou a baixar ao longo desta quarta. Conforme dito por ela, a situação já está próxima da normalidade e não há moradores desalojados ou desabrigados. Não há, até o momento, informações atualizadas sobre o nível do Rio Jaguari.
Confira o nível dos rios:
Cidade | Nome do rio | Nível do rio | Nível de alerta | Cota de inundação | Horário |
Agudo | Rio Jacuí | 10,47 | 9,3 m | 10 m | 18h50 |
Dona Francisca | Rio Jacuí | - | 4,4 m | 7,5 m | - |
Jaguari | Rio Jaguari | - | 8,5 m | 9,5 m | - |
Rosário do Sul | Rio Ibicuí | 5,92 | 5 m | 5,9 m | 18h30 |
Rosário do Sul | Rio Santa Maria | 6,27 | 5,7 m | 6,7 m | 18h30 |
*Em atualização