Brigada Militar reforça segurança em Agudo com base móvel e prevê levar estrutura a outras cidades da Quarta Colônia

Brigada Militar reforça segurança em Agudo com base móvel e prevê levar estrutura a outras cidades da Quarta Colônia

Foto: Rádio Agudo 90.1 FM (Divulgação)

Instalada há cerca de 15 dias, a estrutura permanecerá no município enquanto houver necessidade. Faxinal do Soturno, Dona Francisca e Restinga Sêca também estão no planejamento da corporação.

A Brigada Militar intensificou o policiamento em Agudo com a instalação de uma base móvel comunitária em um dos pontos da cidade que registraram os maiores índices de violência. O micro-ônibus, equipado com câmeras e estrutura de monitoramento, está no município há cerca de 15 dias e poderá ser deslocado para outras cidades da Quarta Colônia, conforme a avaliação dos indicadores criminais.

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A estratégia foi detalhada pelo comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Marcos Giovani, durante entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, nesta terça (29). Segundo ele, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas para ampliar a presença policial na região, que enfrenta um aumento da violência associado, conforme o comandante, à disputa territorial pelo tráfico de drogas.

Além da base móvel, a operação conta com apoio de policiais de Santa Maria, do Batalhão de Choque e dos efetivos de policiamento rodoviário e ambiental. As ações incluem abordagens de pessoas e veículos, identificação de suspeitos e aproximação com os moradores.

Esta decisão de reforçar o policiamento na região foi tomada a partir da análise dos indicadores criminais. Segundo Giovani, a Quarta Colônia registra um aumento da violência desde maio. O comandante informou que as prisões por tráfico de drogas cresceram cerca de 90%, enquanto as apreensões de armas de fogo passaram de 10, em 2025, para 24 neste ano, um aumento de 140%. Diante desse cenário, a Brigada Militar utiliza dados criminais e informações de inteligência para identificar as áreas que necessitam de maior presença policial e definir onde concentrar o efetivo.

Micro-ônibus funciona como posto de atendimento e monitoramento

O veículo foi instalado em uma área de Agudo escolhida a partir dos registros de homicídios na cidade. A estrutura funciona como um posto de atendimento, onde os moradores podem procurar diretamente os policiais militares para solicitar informações ou comunicar situações que necessitem de atenção.

O micro-ônibus também possui câmeras e de uma plataforma elevada de monitoramento, que permite ampliar a visão dos policiais sobre a área. A Brigada Militar utiliza ainda drones para auxiliar no acompanhamento do território e nas ações de policiamento.

Conforme Giovani, a presença da base já tem aproximado a corporação da população. O veículo, segundo ele, está estacionado nas proximidades de uma escola.

— A população tem recorrido ao local, principalmente para pedir informações. Isso trouxe uma proximidade muito grande com a comunidade, não só com os moradores, mas também com a comunidade escolar — afirmou.

Base poderá ser transferida para outros municípios

Até o momento, o micro-ônibus ainda não tem uma data definida para deixar a cidade. A permanência dependerá das análises criminais realizadas pela Brigada Militar, que pretende avaliar, ainda nesta semana, a necessidade de manter o veículo no município. Caso os indicadores apontem que a estrutura pode ser deslocada, a base deverá atender outras localidades da região.

Entre as cidades previstas no planejamento estão Faxinal do Soturno, Dona Francisca e Restinga Sêca.

O comandante ressaltou, entretanto, que uma eventual transferência do micro-ônibus não significará a retirada do reforço policial de Agudo.

— Independentemente da permanência dessa viatura, o efetivo vai continuar intensificado no local — garantiu.

Segundo ele, o planejamento prevê a continuidade das ações de segurança na Quarta Colônia ao longo dos próximos meses.

Prisões por tráfico e apreensões de armas aumentaram na região

Conforme o comandante, a Quarta Colônia registra mudanças nos indicadores de criminalidade desde maio, o que levou a Brigada Militar a intensificar o policiamento. Segundo ele, as prisões por tráfico de drogas aumentaram cerca de 90%, enquanto as apreensões de armas de fogo passaram de 10, em 2025, para 24 neste ano, um crescimento de 140%.
O comandante explicou que a distribuição do efetivo é definida com base na análise criminal e em informações de inteligência. O objetivo é direcionar os policiais às áreas mais vulneráveis, reduzir a criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população.

Santa Maria terá reforço policial durante as eleições

O comandante também confirmou que a Brigada Militar prepara um reforço no policiamento de Santa Maria e dos municípios da região durante as eleições. Segundo ele, a corporação já realizou uma reunião com a Justiça Eleitoral e terá um novo encontro para definir os detalhes da operação.

Em Santa Maria, o reforço contará com alunos que estão realizando um curso de formação na cidade. A previsão é ampliar a presença de policiais, especialmente nos locais de votação que concentram o maior número de eleitores.

O planejamento também contempla as cidades do interior atendidas pelo 1º RPMon, com o objetivo de garantir a segurança durante o deslocamento dos eleitores e o momento do voto.

Santa Maria avalia decretar emergência após temporal; menina fica ferida em ocorrência com risco de choque elétrico Anterior

Santa Maria avalia decretar emergência após temporal; menina fica ferida em ocorrência com risco de choque elétrico

Sobe para 81 o número de municípios com danos e para mais de 51 mil o de afetados pela chuva no Estado Próximo

Sobe para 81 o número de municípios com danos e para mais de 51 mil o de afetados pela chuva no Estado

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI