Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)
Buracos e ondulações na via são principais reclamações dos motoristas
As obras de pavimentação da Rua Duque de Caxias, em Santa Maria, começaram oficialmente na manhã desta segunda-feira (20), em ato com a presença do prefeito e de secretários municipais. O projeto prevê a recuperação completa do trecho entre a Rua Doutor Bozano e a Avenida Nossa Senhora Medianeira, com investimento de cerca de R$ 800 mil, oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II), da Caixa Econômica Federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante o primeiro período de obras, o trecho entre as ruas Doutor Bozano e a Coronel Niederauer permanecerá bloqueado. Motoristas que seguem em direção à Avenida Presidente Vargas devem utilizar as ruas Floriano Peixoto e Barão do Triunfo como rotas alternativas.
Prazo de até 60 dias
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Wagner Oliveira da Rosa, explicou que a obra será feita quadra por quadra, para reduzir o impacto no trânsito.
– A obra vai funcionar da seguinte forma: de momento já está trancado o trecho entre a Doutor Bozano e a Coronel Niederauer. Será feita a retirada desse asfalto velho, que é a fresagem desse material vencido. Em torno de um dia, um dia e meio, o trânsito será liberado e partiremos para a próxima quadra, entre a Coronel Niederauer e a Olavo Bilac, também da mesma forma, bloqueando só essa quadra, retirando o asfalto velho e liberando o trânsito. Assim por diante, de quadra em quadra, até chegarmos à Medianeira – detalhou.
Segundo ele, o objetivo é concluir os serviços em até 60 dias, embora o prazo possa ser reduzido conforme o andamento dos trabalhos.
– A ideia é fazer o mais rápido possível, causando o menor transtorno possível para todas as pessoas que necessitam e precisam utilizar essa via para se deslocar na nossa região. Ao mesmo tempo em que vai sendo feita a fresagem, o asfalto novo já será aplicado – afirmou o secretário. O prefeito Rodrigo Decimo acredita que o prazo será reduzido:
– A expectativa é que nós consigamos entregar em menos de 30 dias. Quem sabe a sinalização possa ficar um pouco para depois. A construtora está muito empenhada para entregar em um prazo reduzido do que os 60 dias do contrato – argumentou o prefeito.
Wagner destacou que o novo pavimento deve melhorar a segurança e a mobilidade urbana, beneficiando não apenas os moradores, mas também quem utiliza a via como ligação entre o centro e o acesso à BR-158.
Extensão total depende de recursos
O secretário também comentou sobre o trecho entre a Avenida Nossa Senhora Medianeira e a Rua Tamanday e o trecho entre a Rua Vale Machado e a Rua Doutor Bozano, que ficaram de fora deste projeto:
– O recurso que tínhamos agora permitiu contemplar o maior trecho possível, até a Medianeira. A ideia era realmente fazer até a Tamanday, mas nossas pernas não alcançaram. Está previsto, sim, fazermos essa quadra intermediária e também o início da Duque de Caxias, do Rosário até a Bozano, com o mesmo tipo de serviço – explicou.
Decimo manteve a mesma linha do secretário e afirmou que os demais trechos da rua estão no radar da prefeitura:
– Infelizmente, por questões orçamentárias, nós não conseguimos (contemplar os demais trechos) nessa oportunidade. Mas temos a intenção de avançar assim que a prefeitura obtenha recursos para continuar essa obra. A medida que conseguirmos os recursos, vamos complementar estes serviços que não conseguimos fazer como um todo. Entendemos ser uma melhor estratégia porque, pelo menos, vamos fazendo entregas parciais que já atendem as necessidades da nossa população – complementou o prefeito.
Segundo o secretário, a escolha da Rua Duque de Caxias para receber o investimento levou em conta o grande fluxo de veículos e a importância da via como eixo de ligação entre bairros.
– Esse é um saldo de um financiamento feito em 2022. Várias vias poderiam ser contempladas, mas optamos por essa justamente pelo volume de veículos que por aqui transitam e pelas ligações que ela oferece à cidade – afirmou Wagner.
Confira a entrevista completa do secretário ao programa Bom Dia Cidade