Foto: Samuel Marques (PMSM / Divulgação)
Com o objetivo de reforçar o combate aos crimes rurais na Região Central, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou uma reunião no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Santa Maria. O encontro, que ocorreu na última quinta-feira (16), foi presidido pelo prefeito Rodrigo Decimo e teve como pauta principal a instalação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) no município.
Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de cessão de um prédio público para abrigar a nova unidade policial. A Decrab deve atender não apenas Santa Maria, mas outros municípios da Região Central, além de cidades como Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Lajeado.
— O êxito dos esforços pela segurança pública de Santa Maria passa pela integração, que é peça fundamental das reuniões do nosso Gabinete de Gestão Integrada. Vamos unir esforços para atender esta demanda do governo do Estado e contribuir com o combate aos crimes rurais em Santa Maria e região — afirmou o prefeito Rodrigo Decimo (PSD).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A proposta foi apresentada ao município pelo diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos, e por Antônia Scalzilli, representante da Secretaria da Casa Civil do Estado, em encontro recente com a vice-prefeita Lúcia Madruga (Progressistas) e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
Para o secretário, a chegada da delegacia especializada representa um avanço importante na proteção da população do campo:
— Nossa cidade tem muito a ganhar com a vinda desta delegacia, assim como toda a região. Estamos comprometidos em atender a solicitação da Polícia Civil e, junto da sociedade civil organizada, acolher essa estrutura que vai garantir um combate mais efetivo aos crimes rurais e ao abigeato, trazendo mais tranquilidade aos produtores — destacou Getúlio de Vargas.
Também participaram da reunião o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz; o presidente da Associação Rural de Santa Maria, Rodrigo Ribas; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Luiz Fernando Pacheco; o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Sandro Nunes, e o secretário adjunto de Governança, Carlos Vianna.
*Com informações da prefeitura Municipal de Santa Maria