Foto: Carmen Staggemeier Xavier
Uma solenidade militar realizada no pátio de formaturas do 4º Batalhão Logístico (4º BLog), na manhã desta quinta-feira (16), marcou o início das comemorações do Dia do Exército em Santa Maria. O evento contou com a participação de 630 militares em forma, além de autoridades civis e militares, veteranos da reserva e convidados. A cerimônia foi presidida pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, general Marcus Alexandre Fernandes de Araújo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação contou com a entrega de medalhas e diplomas a militares e civis, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Foram entregues condecorações da Ordem do Mérito Militar, Medalha do Exército Brasileiro, Medalha Sargento Max Wolff Filho e Diploma de Colaborador Emérito.

O comandante da 3ª DE, general Marcus, fez a leitura da Ordem do Dia, em homenagem aos 378 anos do Exército Brasileiro. No texto, o comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, ressaltou as origens da Força Terrestre, as principais batalhas, as ações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a atuação em missões de paz. O documento também destaca o ingresso das primeiras soldados em 2026: "ao incorporar para além de mil jovens mulheres, distribuídas em 38 organizações militares, a instituição avança com a implementação do Serviço Militar Inicial Feminino, iniciativa do Ministério da Defesa que amplia a participação da mulher na defesa da Pátria e fortalece os laços entre a Força Terrestre e a sociedade". Mencionou, ainda, a promoção da primeira mulher ao posto de general.
A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa.

Programação segue no fim de semana
Com o objetivo de promover integração com a sociedade santa-mariense, nos dias 18 e 19 de abril, das 10h às 22h, no Shopping Praça Nova Santa Maria, no Praça Palco, haverá exposição de materiais militares do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) e do Colégio Militar de Santa Maria. Além disso, no estacionamento, o público poderá conhecer viaturas blindadas da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, empregadas em operações da Força Terrestre. No domingo (19), às 18h, a Banda de Música da 3ª Divisão de Exército fará uma apresentação.