Foto: Polícia Federal (Divulgação)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que atua de forma “ativa e coordenada” para garantir a continuidade da emissão de passaportes pela Polícia Federal (PF). O serviço pode ser interrompido até o fim deste ano por falta de verba orçamentária.
Em nota divulgada nos canais oficiais, a pasta afirmou que acompanha de perto a situação financeira e mantém diálogo constante com a área econômica do governo federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Esta não é a primeira vez que o documento pode ter sua emissão suspensa. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal interrompeu o serviço também por falta de verba.
O Ministério da Justiça reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção no atendimento à população. Atualmente, o custo para emitir um passaporte comum é de R$ 257,25. Em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50.