Dnit promete fim do pare e siga na BR-158 para próxima semana

Autor: Rian Lacerda

Dnit promete fim do pare e siga na BR-158 para próxima semana

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou ao Diário, nesta terça-feira (28), que deve liberar totalmente a BR-158, entre Santa Maria e Itaara, sem o sistema "pare e siga" na próxima segunda-feira (3). Segundo o órgão, que já havia informado anteriormente sobre a liberação nas próximas semanas, a medida ocorre em função do avanço das obras de contenção de encostas.


O Diário havia noticiado a redução do sistema "pare e siga" na última semana. No entanto, para a conservação da rodovia, o Dnit anunciou, um dia após a diminuição de 1 km entre os pontos de controle, que o trecho voltaria à distância anterior para avançar na recomposição asfáltica. Durante o feriado facultativo do Dia do Servidor, o Dnit voltou a reduzir a distância entre os "pare e siga".


Liberação na segunda (3) 
A liberação ocorre, segundo órgão, porque há espaço suficiente para as equipes trabalharem ao lado da pista, permitindo a desocupação e evitando bloqueios. Entretanto, em situações que exijam o deslocamento de maquinários, poderão ocorrer interdições momentâneas – assim como na RSC-287, em Arroio Grande, onde seguem as obras da nova ponte.

As obras emergenciais de contenção de encostas continuam e se estendem até 2026.


Entenda 

Os bloqueios têm sido alvo de reclamações de moradores da região, que relatam aumento no tempo de deslocamento entre Itaara e Santa Maria. A situação é agravada pelo bloqueio na Estrada do Perau, que poderia aliviar o tráfego entre as duas cidades e para quem se desloca em direção ao norte do Estado.

Por conta dos transtornos com os engarrafamentos, os moradores de Itaara devem discutir os impactos do sistema "pare e siga" e solicitar melhorias na rodovia em audiência pública, que será realizada nesta quarta-feira (29), às 19h, na Câmara de Vereadores de Itaara. O encontro deve contar com a presença de parlamentares, do prefeito do município, Sandro Ferigollo (PT), do vice, Zenir da Silva(PSB), e de moradores afetados pelos bloqueios, além do Dnit e PRF.


Leia mais:

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba no fim deste ano Anterior

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba no fim deste ano

Homem é preso ao tentar furtar objetos avaliados em R$ 4 mil de residência em Santa Maria Próximo

Homem é preso ao tentar furtar objetos avaliados em R$ 4 mil de residência em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI