"Avaliação equivocada": prefeitura de Santa Maria esclarece publicação com criança segurando preservativo em rede social

A prefeitura de Santa Maria se posicionou sobre uma publicação feita nas redes sociais sobre o uso de preservativo no Carnaval após repercussão entre usuários. O post, divulgado nas redes sociais do Executivo, utilizava um "meme" com a imagem de uma criança segurando um preservativo, para incentivar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada. Após críticas, o conteúdo foi removido e uma nota oficial reconhecendo o equívoco foi divulgada.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Nota reconhece equívoco

No comunicado, o Executivo municipal afirmou que a intenção era ampliar o alcance da mensagem de prevenção em saúde pública, mas reconheceu erro na escolha da linguagem. Segundo a nota, tratou-se de “uma avaliação equivocada”, ressaltando que não há incentivo a qualquer prática inadequada envolvendo crianças.

Confira a nota na integra:

"A Prefeitura de Santa Maria vem a público esclarecer informações relacionadas ao post publicado em suas redes sociais sobre o uso de preservativo durante o período de Carnaval. A publicação utilizava um meme amplamente conhecido nas redes sociais como recurso de linguagem para ampliar o alcance da mensagem de prevenção em saúde pública.
A intenção do post, em uma avaliação equivocada, foi exclusivamente conscientizar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenção às ISTs e à gravidez não planejada. A Prefeitura não incentiva, em hipótese alguma, qualquer prática inadequada envolvendo crianças. Sendo assim, o post foi excluído logo após a publicação. Nosso foco é prevenção, responsabilidade e cuidado com a saúde da população."


Contexto da publicação

A postagem fazia referência ao Carnaval e trazia a frase “duas pessoas que vão usar camisinha no Carnaval se olhando”, acompanhada do meme com a criança segurando o preservativo. A associação gerou críticas nas redes sociais, principalmente pelo uso da imagem infantil no contexto da campanha.

Grupos reflexivos reduzem em quase três vezes novos casos de violência doméstica em Agudo Anterior

Grupos reflexivos reduzem em quase três vezes novos casos de violência doméstica em Agudo

Corsan disponibiliza atendimento ao cliente por videochamada Próximo

Corsan disponibiliza atendimento ao cliente por videochamada

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI