Mais de 4 mil pontos já receberam lâmpadas de LED em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

Mais segurança à noite. Esse é um dos principais benefícios apontados por moradores de Santa Maria com a chegada das novas lâmpadas de LED, que já começaram a ser instaladas na cidade. A modernização da iluminação pública, uma das principais promessas da gestão do prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), deve contemplar cerca de 29 mil pontos no município e nos nove distritos do interior até março de 2026. E promete mais eficiência, economia de energia e mais tranquilidade para quem circula pelas ruas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A escolha da ordem de execução dos serviços levou em consideração uma combinação entre as demandas apresentadas por órgãos de segurança e critérios técnicos e operacionais, segundo a prefeitura. Com isso, os trabalhos começaram pela Região Oeste e avançam em direção à zona leste de Santa Maria, priorizando áreas com maior vulnerabilidade social, índices de criminalidade e conforme a logística definida pela concessionária.

Até o momento, a instalação das lâmpadas de LED nos bairros Nova Santa Marta, Tancredo Neves e Pinheiro Machado, na Zona Oeste, já atingiu mais de 80%.  A substituição das luminárias antigas também avança para outros locais dessa mesma região, como nos bairros Agro-Industrial, São João, Boi Morto e Juscelino Kubitschek, e também para outras zonas da cidade: Central (Bairro Duque de Caxias), Norte (bairros Caturrita, Salgado Filho, Divina Providência e Chácara das Flores)  e Sul (bairros Urlândia e Dom Antonio Reis). Ao total, mais de 4 mil pontos já estão com novas lâmpadas, abrangendo 14 bairros e o distrito de São Valentim. 


Plano prevê uma cidade mais iluminada até março de 2026

Na foto, a Avenida Paulo Lauda, que recebeu a iluminação ainda no ano passado, durante a Fase Piloto.Foto: Beto Albert (Diário)

O plano de modernização foi dividido em três etapas. Por ser novidade no município, a instalação passou por um período de testes, que foi realizado entre setembro e outubro de 2024, chamado de Fase Piloto. Nessa fase, foi feita a troca de 368 pontos de iluminação na Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que abrangem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro, além da Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Avenida Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado. 

A Fase 1 teve início em 15 de janeiro deste ano, data em que a concessionária assumiu a manutenção da rede municipal de iluminação pública, conforme as solicitações da população via protocolo. Essa etapa teve duração de até 60 dias para a troca de luminárias queimadas. 

Após as fases iniciais e a elaboração do plano de modernização da iluminação, a empresa apresentou o cronograma para a troca/substituição de todas as lâmpadas atuais por LED. Com isso, no dia 31 de março, foi dada a largada da última — e mais importante — etapa da modernização: a Fase 2. Agora, a empresa tem até o dia 31 de março de 2026 para concluir o serviço.


LED trouxe alívio ao escurecer

Em alguns trechos, como na Rua Florianópolis (foto), ainda é possível ver luminárias antigas ao lado das novas de LED, à espera da conclusão do projeto e da chegada dos equipamentos adequados.Foto: Beto Albert (Diário)

Nas ruas onde a nova iluminação de LED já está em funcionamento, é visível a diferença: a luz, que antes era amarelada, agora é branca e mais intensa. Em alguns trechos, no entanto, ainda é possível encontrar luminárias antigas ao lado das novas.

Segundo a prefeitura, isso acontece porque cada ponto de luz precisa de um projeto específico, que define a potência adequada da luminária e se há necessidade de trocar também o equipamento chamado braço de fixação (serve para interligar a lâmpada ao poste). A substituição só ocorre após a finalização desse projeto e depende da disponibilidade do modelo certo em estoque.

No caso da Rua Florianópolis, por exemplo, ainda não há a luminária com a potência adequada ou o projeto não foi concluído. A troca será feita assim que essas etapas forem cumpridas, segundo a prefeitura.

 A via está localizada no Bairro Pinheiro Machado, onde também fica o Hospital Regional. Até o momento, o serviço de modernização nessa localidade já alcançou 86% de conclusão: 1.224 dos 1.489 pontos existentes já foram substituídos. 

É lá que mora o vendedor Antonio Edvan de Andrade, 50 anos. Ele vive no local com a família desde o ano 2000 e comemora a mudança. Ele conta que a via era bastante escura à noite, mas agora, com a nova iluminação, a sensação de segurança melhorou, e até os passeios noturnos com o cachorro Negrinho se tornaram mais tranquilos.

— Era tudo escuro, não dava pra ver nada, e agora ficou bem claro, "está 100%". Era até feio a rua do Hospital Regional ser tão escura, mas agora tá bom – avalia o vendedor.

Desde a chegada da nova iluminação, os passeios noturnos com o cachorro Negrinho ficaram mais seguros, conta o vendedor.Foto: Beto Albert (Diário)


Já o Bairro Nova Santa Marta é a localidade com o maior avanço nas instalações dos novos pontos de luz, com 78% das lâmpadas já modernizadas. Na Rua das Amoreiras, uma das vias contempladas, funciona há oito anos a loja de artigos de bicicleta do casal Patrícia Bessauer, 41 anos, e Márcio André Arruda, 47. A iluminação com LED chegou há cerca de um mês, e, desde então, eles conseguem permanecer no local mesmo após o fim do expediente, às 19h, com mais tranquilidade.

A loja que oferece artigos e faz manutenção de bicicletas funciona no Bairro Nova Santa Marta há oito anos, em frente a casa da mãe de Patrícia.Foto: Beto Albert (Diário)

Além disso, para Patrícia, a nova iluminação também representa um alívio para as mulheres que precisam circular sozinhas pelas ruas no amanhecer, ou à noite.

— Antes, mesmo com a luz amarela, ficava bem escuro, principalmente na pracinha que fica aqui na frente, onde já aconteceu de (suspeitos) se esconderem nas árvores para assaltar logo cedo. Eles colocaram uma (lâmpada) aqui no poste e já deu uma diferença enorme. Isso facilitou bastante, principalmente para pra mulher. Que às vezes, infelizmente, tem que andar na rua de manhã, quando ainda está escuro, ou de noite, porque estava trabalhando ou estudando. A luz branca facilita muito mais para enxergar, dá mais segurança — explica a comerciante.

Já o casal mora há cerca de duas quadras da loja, na Rua dos Rouxinóis, há mais de 20 anos, e aguardam com expectativa a chegada das lâmpadas. Para Márcio, além da segurança, a nova iluminação mudou o cenário do bairro, e ele acredita que isso pode contribuir para valorizar não só a região, mas também a cidade.

— Tu vê que deu uma modificada, a cidade deu uma clareada. Esses dias passamos perto do Arroio Cadena (na BR-287, Bairro Renascença), onde já foi instalado, e parecia que a gente tava em outra cidade, porque tava muito claro mesmo. Tomou outro aspecto, ficou bem organizado, nem parece que é Santa Maria, mas, sim, outra cidade muito bonita — observa o empresário.

Antes da chegada das lâmpadas de LED, o casal havia instalado uma luz na esquina de casa para iluminar as bicicletas expostas, mas desde que a nova iluminação foi instalada, ela permanece desligada.Foto: Beto Albert (Diário)

Já no Bairro Tancredo Neves, 82% do serviço foi feito: das 842 lâmpadas, 692 já são de LED. Morador da Rua Pedro Maximiliano Padoim, o pintor automotivo José Renato Winkler da Costa,63 anos, vive no local há um ano, desde que perdeu a casa onde morava, no Bairro Campestre, durante a enchente. Por enquanto, a nova iluminação ainda não chegou até a residência dele. Questionado se costuma sair para caminhar à noite, ele responde: “Não, eu gosto da minha vida”. Ele só se arrisca quando precisa ir ao mercado ou farmácia. Apesar disso, já percebeu a Avenida Paulo Lauda mais iluminada.

Segundo a prefeitura, o plano de modernização vem sendo cumprido e não há atraso – em pouco mais de um mês, foram modernizados mais de 10% dos pontos da rede municipal de iluminação pública. O novo sistema, viabilizado por meio de uma parceria público-Privada (PPP), deve gerar, projeta o Executivo, uma economia mensal de aproximadamente R$ 128 mil, com estimativa de redução de 73% no consumo de energia ao longo do contrato.

José vive no Bairro Tancredo Neves há um ano e aguarda a chegada das novas lâmpadas na rua onde mora.Foto: Beto Albert (Diário)

A definição da potência das luminárias instaladas em Santa Maria leva em consideração critérios técnicos como o tipo e o tráfego da via (arterial, coletora ou local), além de características físicas como largura da rua, altura dos postes e distância entre eles. Com base nisso, a concessionária seleciona um dos 20 modelos da linha Agnes, da fabricante TradeTek, com potências que variam entre 26w e 240,  uma ampliação em relação Fase Piloto, que usava apenas modelos de 80w e 120w.


Veja, abaixo, o andamento dos demais bairros da Região Oeste:


Juscelino Kubitschek 

  • Total de pontos no bairro: 1249 
  • Total de pontos já modernizados: 253 (21%)

Agro-Industrial 

  • Total de pontos no bairro: 236 
  • Total de pontos já modernizados: 100 (52%)

Boi Morto

  • Total de pontos no bairro: 296 
  • Total de pontos já modernizados: 125 (42%)

Caturrita

  • Total de pontos no bairro: 334 
  • Total de pontos já modernizados: 73 (22%)

Chácara das Flores

  • Total de pontos no bairro: 384 
  • Total de pontos já modernizados: 84 (22%)

Divina Providência 

  • Total de pontos no bairro: 458 
  • Total de pontos já modernizados: 35 (8%)

Dom Antônio Reis

  • Total de pontos no bairro: 286 
  • Total de pontos já modernizados: 70 (25%)

Duque de Caxias

  • Total de pontos no bairro: 264 
  • Total de pontos já modernizados: 46 (17%)

Salgado Filho

  • Total de pontos no bairro: 475 
  • Total de pontos já modernizados: 117 (25%)

Urlândia

  • Total de pontos no bairro: 620 
  • Total de pontos já modernizados: 220 (38%)

São João

  • Total de pontos já modernizados: 106 (58%)

Distrito de São Valentim

  • Total de pontos já modernizados: 220 (38%)


Brigada Militar avalia medida como positiva

O início de 2025 foi marcado pela violência em Santa Maria. Apenas nos cinco primeiros dias do ano, cinco homicídios foram registrados. Desde então, outras 12 mortes foram contabilizadas, o mais recente em 1º de abril. Além disso, enquanto a média estadual apontou uma queda nos homicídios em 2024, Santa Maria registrou aumento.

Diante desse contexto, a modernização da iluminação pública surge como um possível aliado na prevenção da criminalidade. A avaliação é da Brigada Militar, que vê a nova iluminação de LED como uma medida positiva no combate à violência. 

Segundo o tenente-coronel Marcus Giovani Mello da Silva, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada Regimento, uma das forças responsáveis pela segurança de Santa Maria, espaços bem iluminados, como ruas, parques e praças, dificultam a ação criminosa ao reduzir o fator surpresa e facilitar a identificação de infratores. Além disso, aumenta a ocupação dos lugares públicos no período noturno, beneficiando especialmente grupos mais vulneráveis, como mulheres e estudantes. Como consequência, avalia o comandante, traz mais tranquilidade para famílias e comerciantes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

No entanto, segundo a BM, ainda não existem dados que permitam comparar a redução dos crimes em relação com os locais onde foram instaladas as lâmpadas LED.

Relembre

Foto: Guilherme Brum (PMSM/Arquivo)

O contrato da nova iluminação pública de Santa Maria foi firmado com o consórcio IP Santa Maria, vencedor do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) realizado em 19 de julho de 2024, em São Paulo. Formado por cinco empresas com experiência em concessões — Fortnort, Tradetek, STE, Henerge e Expresso Charqueadas — o grupo assumirá o serviço por 24 anos, ou sejam, até 2048, com investimento total de R$ 219 milhões. O valor corresponde a uma contraprestação mensal de R$ 762.734,48, e além da modernização, prevê também a manutenção e ampliação da rede de iluminação. Essa é a primeira PPP modelada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), após quase dois anos de estruturação.

Quem é a Consórcio IP

O Consórcio IP é liderado pela empresa Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano Ltda, de Santos e São Paulo; em parceria com a fabricante de luminárias Tradetek – Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura Ltda, de Curitiba (PR); a STE  – Serviços Técnicos de Engenharia, de Canoas; a Henerge – Empresa de Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda, de Canoas; e Expresso Charqueadas Transportes Ltda, da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Empresas como a TradeTek e a Fortnort já atuam em outras Parcerias Público-Privada (PPP) de cidades como Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Barreiras, na Bahia.

A TradeTek é uma fabricante de luminárias, de Curitiba. Segundo a empresa, os equipamentos são fabricados na China, em uma indústria da própria TradeTek.

Uma das maiores fabricantes do mercado, a TradeTek é responsável pela modernização de parques de iluminação pública em mais de 500 municípios brasileiros e já conta com a instalação de 2,5 milhões de luminárias com a tecnologia LED. Ela tem sido a fornecedora de produtos e serviços para diversas prefeituras brasileiras.

*colaborou Thais Immig

Novos canais de atendimento

Com a operação da nova concessionária, a população irá fazer as solicitações de serviços através dos seguintes canais:

Aplicativo “Ilumina Santa Maria” — aplicativo disponível para Android e iOS

Iluminação pública de Santa Maria tem novos canais de atendimento; veja como solicitar serviços Anterior

Iluminação pública de Santa Maria tem novos canais de atendimento; veja como solicitar serviços

Receita Federal realizará leilão de produtos e bens apreendidos; Santa Maria tem ônibus de turismo com lance inicial em R$ 9 mil entre os lotes Próximo

Receita Federal realizará leilão de produtos e bens apreendidos; Santa Maria tem ônibus de turismo com lance inicial em R$ 9 mil entre os lotes

Serviços
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI