
Foto: Beto Albert (Diário)
Luminárias de LED já instaladas em bairros da Região Oeste de Santa Maria fazem parte do projeto de modernização da rede de iluminação pública, que prevê a troca de cerca de 29 mil pontos de luz até 2026.
Com a modernização da iluminação pública, Santa Maria deu início à substituição das lâmpadas convencionais por modelos de LED, que consomem menos energia e oferecem maior visibilidade. Os trabalhos começaram pela Região Oeste, onde bairros como Nova Santa Marta, Pinheiro Machado e Tancredo Neves já estão com mais de 80% do trabalho concluído. Cerca de 29 mil pontos de luz devem ser trocados até março de 2026, abrangendo tanto a área urbana quanto os distritos do interior. Com a mudança da empresa responsável pelo serviço, também foram atualizados os canais de atendimento para solicitações relacionadas à iluminação pública. Veja, abaixo, como acionar a IP Santa Maria para solicitar manutenção ou outros serviços.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As solicitações de serviços podem ser feitas por telefone, site ou aplicativo:
- 📞 Central de Atendimento 24 horas: 0800-410-0030
- 🌐 Site para abertura de chamados e protocolos: https://iluminasantamaria.cidadeiluminada.com.br
- 🌐Portal institucional com notícias, documentos e contato oficial: https://www.ipsantamaria.com.br
- 📲 Aplicativo “Ilumina Santa Maria” — disponível para Android e iOS: Apple Store (iOS) / Google Play (Android)
Plano prevê uma cidade mais iluminada até março de 2026

O plano de modernização foi dividido em três etapas. Por ser novidade no município, a instalação passou por um período de testes, que foi realizado entre setembro e outubro de 2024, chamado de Fase Piloto. Nessa fase, foi feita a troca de 368 pontos de iluminação na Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que abrangem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro, além da Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Avenida Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado.
A Fase 1 teve início em 15 de janeiro deste ano, data em que a concessionária assumiu a manutenção da rede municipal de iluminação pública, conforme as solicitações da população via protocolo. Essa etapa teve duração de até 60 dias para a troca de luminárias queimadas.
Após as fases iniciais e a elaboração do plano de modernização da iluminação, a empresa apresentou o cronograma para a troca/substituição de todas as lâmpadas atuais por LED. Com isso, no dia 31 de março, foi dada a largada da última — e mais importante — etapa da modernização: a Fase 2. Agora, a empresa tem até o dia 31 de março de 2026 para concluir o serviço.
Até o momento, a instalação das lâmpadas de LED nos bairros Nova Santa Marta, Tancredo Neves e Pinheiro Machado, na Zona Oeste, já atingiu mais de 80%. A substituição das luminárias antigas também avança para outros locais dessa mesma região, como nos bairros Agro-Industrial, São João, Boi Morto e Juscelino Kubitschek, e também para outras zonas da cidade: Central (Bairro Duque de Caxias), Norte (bairros Caturrita, Salgado Filho, Divina Providência e Chácara das Flores) e Sul (bairros Urlândia e Dom Antonio Reis). Ao total, mais de 4 mil pontos já estão com novas lâmpadas, abrangendo 14 bairros e o distrito de São Valentim.
Clique aqui e veja o que dizem os moradores sobre a mudança.
Relembre
O contrato da nova iluminação pública de Santa Maria foi firmado com o consórcio IP Santa Maria, vencedor do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) realizado em 19 de julho de 2024, em São Paulo. Formado por cinco empresas com experiência em concessões — Fortnort, Tradetek, STE, Henerge e Expresso Charqueadas — o grupo assumirá o serviço por 24 anos, ou seja, até 2048, com investimento total de R$ 219 milhões. O valor corresponde a uma contraprestação mensal de R$ 762.734,48, e além da modernização, prevê também a manutenção e ampliação da rede de iluminação. Essa é a primeira PPP modelada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), após quase dois anos de estruturação.
Quem é a Consórcio IP
O Consórcio IP é liderado pela empresa Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano Ltda, de Santos e São Paulo; em parceria com a fabricante de luminárias Tradetek – Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura Ltda, de Curitiba (PR); a STE – Serviços Técnicos de Engenharia, de Canoas; a Henerge – Empresa de Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda, de Canoas; e Expresso Charqueadas Transportes Ltda, da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Empresas como a TradeTek e a Fortnort já atuam em outras Parcerias Público-Privada (PPP) de cidades como Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Barreiras, na Bahia.
A TradeTek é uma fabricante de luminárias, de Curitiba. Segundo a empresa, os equipamentos são fabricados na China, em uma indústria da própria TradeTek.
Uma das maiores fabricantes do mercado, a TradeTek é responsável pela modernização de parques de iluminação pública em mais de 500 municípios brasileiros e já conta com a instalação de 2,5 milhões de luminárias com a tecnologia LED. Ela tem sido a fornecedora de produtos e serviços para diversas prefeituras brasileiras.
*colaborou Thais Immig
Leia também