combate a incêndio

Tenente-coronel que atuava na Fronteira assume o comando do Corpo de Bombeiros de Santa Maria

Tenente-coronel que atuava na Fronteira assume o comando do Corpo de Bombeiros de Santa Maria

Foto: Gilberto Ferreira

O santa-mariense Rafael Gonçalves Pereira (à dir.) tomou posse oficialmente no lugar do coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, que assumirá como subcomandante dos Bombeiros do Estado

O tenente-coronel Rafael Gonçalves Pereira tomou posse oficialmente nesta quarta-feira, 26, como novo comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), em Santa Maria. Ele assume o lugar do coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, que se tornou subcomandante dos Bombeiros Militares do Estado.

Natural de Santa Maria, Pereira atuou por três anos em Santana do Livramento, na fronteira do Uruguai.

– Estou muito feliz em retornar para casa, ao meu batalhão de origem, que é o 4º Batalhão – revelou ao Jornal do Diário da última segunda-feira.

Pereira diz que aprendeu muito na Fronteira, cujas características são diferentes. A região tem extensas áreas rurais, que nos últimos dois anos foram atingidas por incêndios florestais que assolaram o território, o que exigiu esforço concentrado dos bombeiros de Santana do Livramento no combate às chamas.

O novo comandante do 4º BBM chega com a missão de comandar um efetivo de 235 profissionais, que atendem 37 municípios. Oito cidades contam com quartéis dos bombeiros. Os demais são atendidos por pelotões.

Na sede, em Santa Maria, há 95 militares, sendo 80 homens e 15 mulheres. O Batalhão conta, ainda, com 13 viaturas de combate a incêndio e de resgate. Segundo ele, é um quadro de bombeiros razoável, que consegue dar o aporte mínimo de atendimento a uma média de 22 ocorrências diárias da região.
– Este período de meio de ano é relativamente mais tranquilo. Temos um efetivo que consegue combater todo tipo de ocorrência – assegura.

Rafael Pereira tem mais de 25 anos de atuação na segurança. Inicialmente, serviu na Brigada Militar, que respondia pelo trabalho de combate a incêndios no Estado. Com a separação das atribuições que criou o Corpo de Bombeiros Militar, em 214, ele passou a responder pela nova corporação.


Reforço na estrutura

Entre as missões no comando do 4º Batalhão, Pereira cita a aquisição de viaturas e de equipamentos modernos e de proteção individual dos bombeiros.

– O Corpo de Bombeiros está decolando na área de efetivo e de equipamentos. O governo do Estado entregou, na semana retrasada, um helicóptero para a corporação – ressalta o tenente-coronel, fazendo referência à primeira aeronave dos bombeiros gaúchos entregue em 7 de julho ao custo de R$ 21,7 milhões. 

'Uma pessoa que vivia para o campo e apaixonada pelo tradicionalismo', relatam familiares de homem que morreu após cair de barranco com trator Anterior

'Uma pessoa que vivia para o campo e apaixonada pelo tradicionalismo', relatam familiares de homem que morreu após cair de barranco com trator

Casa de Saúde e UPA emitem alerta de golpe Próximo

Casa de Saúde e UPA emitem alerta de golpe

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI