Foto: Mateus Ferreira (Diário)
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a Operação Magnitude, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado em Santa Maria e cidades da região. A ação mobiliza 204 policiais civis e 65 viaturas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão preventiva e temporária nas cidades de Santa Maria, São Pedro do Sul, Caçapava do Sul, Agudo, Mata e Charqueadas. Somente em Santa Maria, 158 policiais participam da ação. Até o momento, foram realizadas 22 prisões, mas esse número pode aumentar.
A operação é resultado de uma investigação que teve início em março deste ano, após a execução de um jovem em São Pedro do Sul, na virada do dia 15 para 16 de março. Na ocasião, quatro suspeitos teriam ido até o município para cometer o assassinato e planejavam um segundo homicídio, mas acabaram fugindo. O delegado regional da Polícia Civil Sandro Meinerz fala sobre os casos:
– A partir dessa execução em São Pedro do Sul, começamos a investigar dois grupos organizados. Um do Vale dos Sinos e outro de Porto Alegre. Conseguimos obter informações de ramificações que vinham para Santa Maria, Caçapava do Sul, sistema prisional. Um importante detalhe que uma das lideranças que hoje está sendo presa novamente é uma das pessoas envolvidas em operação que realizamos em 21 de agosto, pela Quarta Colônia Livre. É o mesmo indivíduo preso, mas ele continua coordenando e comandando ações violentas, homicídios, tráfico de drogas, toda a estrutura e funcionamento da organização criminosa.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou conexões entre os envolvidos e organizações criminosas ligadas ao tráfico de entorpecentes e à associação ao tráfico. Entre os alvos da operação, estão gerentes de facções conhecidas como Bala na Cara e Manos.
Leia mais:
- Professores municipais aprovam indicativo de greve e intensificam mobilização contra a reforma da Previdência em Santa Maria
- Jovem é morto na Praça do Mallet e Santa Maria registra 32º homicídio do ano
- Leilão virtual tem mais de 450 imóveis com preços abaixo do mercado; evento ocorre nesta sexta
Em Caçapava do Sul, também há mandado de prisão preventiva, e Agudo, na região da 4ª colônia. As diligências seguem em andamento em diversas cidades, e o número oficial de prisões e apreensões ainda não foi divulgado.
A Operação Magnitude representa mais uma etapa do enfrentamento ao crime organizado na Região Central. As ações foram coordenadas pelo Delegado Regional de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz e pelo Delegado Giovani Lovato, titular da DP/São Pedro do Sul e contou com o apoio das Regionais de Ijuí, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Santa Cruz do Sul, Santiago, Santo Ângelo e Cruz Alta.