Pedras que bloqueavam a via foram retiradas. Os órgãos de segurança reforçam que a Estrada não é segura para uso.
Depois do deslizamento que bloqueou totalmente e, posteriormente, parcialmente a BR-158 entre Santa Maria e Itaara, a Brigada Militar de Itaara e a prefeitura de Santa Maria reforçaram, na manhã desta segunda-feira (6), que a Estrada do Perau continua interditada para o tráfego de veículos. Mesmo com o bloqueio de pedras e com trechos instáveis, motoristas seguem se arriscando para realizar o trajeto. A reportagem esteve no local, no Bairro Campestre do Menino Deus, por volta das 8h desta segunda-feira (6), e confirmou o uso irregular da estrada por condutores que tentavam desviar do bloqueio na BR-158.
A via, conhecida por ser uma alternativa de ligação entre os dois municípios, está bloqueada desde maio de 2024, após as enchentes que causaram deslizamentos no trecho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsAppA
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da rádio CDN (93.5 FM), a comandante do Grupamento Policial Militar de Itaara, Raquel Krauchemberg, reforçou que a via não está liberada e que o uso representa infração de trânsito. Ela também destaca que a responsabilidade pela fiscalização e sinalização da Estrada do Perau, conforme Krauchemberg, é da prefeitura de Santa Maria, já que o bloqueio ocorre em território do município. E, nesse caso, a Brigada Militar de Itaara atua de forma auxiliar, prestando apoio quando necessário:
— A gente não libera a Estrada do Perau. Há um bloqueio feito pela prefeitura de Santa Maria, por causa dos riscos no local. Se o pessoal está descendo ou subindo, não é com autorização da Brigada. É uma infração gravíssima. A estrada está bloqueada porque há risco, então quem passa ali está por conta e risco. Até o nosso limite, no trecho de Itaara, está tudo certo. O bloqueio é em Santa Maria, e as providências cabem àquele município. Mas seguimos atentos e à disposição para apoiar — explicou a comandante.
Risco do uso da estrada
O secretário interino de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria, Edson Roberto das Neves Junior, também participou do programa Bom Dia, Cidade! e alertou para os riscos de trafegar pela estrada. Segundo ele, o local segue instável e sem segurança para passagem de veículos, devido à necessidade de obras de contenção que ainda não foram iniciadas. A indicação é reforçada se pensar que o solo na região demonstra instabilidade, já que houve o novo deslizamento na BR-158, alertou:
– A Estrada do Perau permanece interditada pela necessidade de obras de contenção que já foram apresentadas tecnicamente e que vão garantir a segurança das pessoas, principalmente na área onde houve o deslizamento. No Perau, a estrada é muito estreita, com encostas íngremes. Não há espaço para desvio que garanta estabilidade e segurança. Quem remove as pedras colocadas para bloquear a via está se colocando em risco e induzindo outros a fazer o mesmo. Mesmo em dias de sol, há risco de deslizamento, porque a água infiltrada vai soltando o solo. Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir a segurança de todos.
O secretário informou ainda que a prefeitura está solicitando o restabelecimento imediato do bloqueio, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, e que geólogos seguem acompanhando o local.
Obra no Perau
Segundo Edson, a expectativa é de que, nesta semana, seja conhecida a empresa vencedora da licitação para executar as obras de recuperação da estrada. Após a análise técnica e a ordem de início, será avaliada a possibilidade de uma liberação parcial, caso as condições permitam. Entenda mais aqui.
Nota da prefeitura
A prefeitura de Santa Maria reforça que a Estrada do Perau permanece interditada. Informações preliminares dão conta de que o trecho foi liberado de forma irregular, uma vez que ainda segue risco de deslizamento ao longo da via. Havendo condições técnicas e climáticas, a via será fechada novamente.
Ministério Público
A Estrada do Perau, inclusive, será tema de uma reunião convocada pelo Ministério Público estadual, nesta terça-feira (7), às 14h45min, no Fórum de Santa Maria, para tratar sobre a realização de obras. A informação foi repassada pelo vice-prefeito de Itaara, Zenir dos Santos Oliveira, porém não tinha mais detalhes sobre a reunião.
Leia mais:
- Trânsito na BR-158 em Itaara é retomado no sistema pare e siga após bloqueio total da rodovia devido a um deslizamento; confira as rotas alternativas
- Estrada do Perau pode ter tráfego parcial liberado após início da recuperação