Governo autoriza início das obras para reconstruir trecho mais crítico da ERS-348 entre Agudo e Dona Francisca

Governo autoriza início das obras para reconstruir trecho mais crítico da ERS-348 entre Agudo e Dona Francisca

Foto: Mauro Nascimento (Secom)

O trecho de quase 23km tem previsão de 12 meses para ficar pronto.

O governador Eduardo Leite (PSD) assina, nesta segunda-feira (17), a autorização para o início das obras na ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca. O trecho de 22,8 km, considerado o ponto de maior destruição dentro das intervenções previstas pelo Plano Rio Grande (Funrigs) após a enchente de 2024, teve pelo menos 5 km levados pela correnteza do Rio Jacuí, incluindo aterros de 2 a 3 metros de altura.

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A cerimônia será realizada às 16h, no Palácio Piratini, com a presença do do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, de lideranças regionais e do vice-prefeito de Agudo, Pedrinho Müller (PDT).

O trecho faz parte de um conjunto de intervenções avaliadas em R$ 169 milhões, dentro do pacote de reconstrução das regiões atingidas. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela obra, a rodovia será modificada para evitar que as águas da várzea voltem a romper a pista.

Outros lotes da 348 já estão em execução, incluindo duas pontes: uma sobre o Arroio Guarda Mor e outra sobre o Rio Soturno. A construção da nova ponte sobre o Arroio Guarda Mor, segundo o governo do Estado, já está 70% pronta. Paralelamente, também há trabalhos entre São João do Polêsine e Dona Francisca.

Trecho destruído terá nova estrutura

Em entrevista ao programa F5, da Rádio CDN, na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel (PL), destacou a importância do anúncio, e afirmou que a comunidade recebe a notícia com alívio.

— Depois de muito estudo e de todos os projetos que o governo precisou apresentar, finalmente vemos essa obra sair do papel. A engenharia está fazendo algo novo, porque a própria natureza mostrou onde o projeto antigo não funcionava.

Kittel relatou ainda que, desde a enchente, moradores da Quarta Colônia precisaram usar a RSC-287 ou trafegar por um desvio na RSC-348 mantido pela prefeitura. Ele classificou o início das obras como “um novo momento” para a região, já que o movimento de veículos entre Agudo e a Quarta Colônia é intenso e que o bloqueio afetou diretamente empresas, produtores rurais e trabalhadores:

— Onde havia aterro, agora será ponte seca. O Estado ouviu a comunidade, os produtores, e teve sensibilidade para rever o projeto. Quem ficar um dia observando nota como a rodovia é movimentada. Retomar a trafegabilidade adequada é fundamental para nossa região. 

Segundo ele, entre as principais mudanças previstas, além da construção de pontes secas em locais onde antes havia aterros, permitindo o fluxo da água em períodos de cheia, será a construção do reforço de cabeceiras; execução de contenções e estruturas mais resistentes e revisão completa dos pontos onde o nível da água ultrapassou a rodovia. Mais detalhes devem ser divulgados após a cerimônia de assinatura.

Obras já em andamento em outros lotes da ERS-348
As intervenções na 348 estão divididas em quatro lotes: dois trechos da rodovia e duas pontes, e começaram ao longo do segundo semestre.


Recuperação da ERS-348 (Polêsine a Dona Francisca)

  • Obras iniciadas em setembro preveem reconstrução de 10km ao custo de R$ 33,2 milhões


Reconstrução da ERS-348 (de Agudo a Dona Francisca)

Obra iniciará agora e levará 12 meses, incluindo construção de novas pontes secas que não existiam

  • 22,8 km de extensão
  • R$ 169 milhões


Ponte do Arroio Guarda Mor


No km 32 da rodovia, em Faxinal do Soturno, avança a construção da nova ponte sobre o Arroio Guarda Mor, uma estrutura de:

  • 120 metros de extensão
  • 12 metros de altura
  • mão dupla
  • 3,42 metros mais alta que a ponte destruída

O investimento é de R$ 11,8 milhões. A previsão de conclusão é para 2026.

Ponte sobre o Rio Soturno
No km 35, também em Faxinal do Soturno, são executadas as bases da nova ponte sobre o Rio Soturno, que terá:

  • 160 metros de extensão
  • 12 metros de altura
  • mão dupla
  • 2,38 metros mais alta que a anterior

O investimento neste lote é de R$ 14,7 milhões, com previsão de entrega igualmente em 2026.


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