Dois líderes de facção criminosa envolvidos em vários homicídios são presos em Santa Maria

Dois líderes de facção criminosa envolvidos em vários homicídios são presos em Santa Maria

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Dois homens apontados como líderes de uma facção criminosa foram presos preventivamente, na tarde de segunda-feira (22), em Santa Maria. A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), coordenados pelo delegado Adriano De Rossi, com apoio da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria.


Foram cumpridos cinco ordens judiciais — três mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva — nos bairros Juscelino Kubitschek, Salgado Filho e Caturrita.


Segundo a investigação, os presos, de 31 e 29 anos, são apontados como mandantes do homicídio ocorrido em 13 de agosto, no Bairro Nova Santa Marta. Na ocasião, um homem de 45 anos, identificado como Roberto Nascimento Santos, foi morto a tiros em frente à residência. A polícia segue apurando a identidade dos executores.


Na residência do suspeito de 31 anos, no Bairro Salgado Filho, os agentes apreenderam celulares, documentos e um veículo. Ele possui antecedentes por homicídio qualificado (seis vezes), tráfico de drogas (duas vezes), roubo majorado e organização criminosa (duas vezes).


Já no imóvel do homem de 29 anos, no Bairro Juscelino Kubitschek, foram apreendidos um carro, uma motocicleta, balança de precisão e porções de maconha, cocaína e crack. Ele e a companheira, de 30 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. O investigado já tinha antecedentes por homicídio qualificado (quatro vezes) e tráfico de drogas (três vezes). Em agosto, ele havia sido preso em flagrante na operação “Lei Máxima”.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


De acordo com a Polícia Civil, dos 27 homicídios registrados em Santa Maria em 2025, 21 têm ligação com o crime organizado. Desses, nove são atribuídos à facção liderada pelos dois homens presos.


O delegado Adriano De Rossi destacou a importância da ação.

— A prisão de autores intelectuais representa um dos maiores desafios na investigação de homicídios. Identificar e obter a prisão preventiva dos mandantes demonstra um aprofundamento investigativo que atinge o núcleo da organização criminosa — diz.


Após os procedimentos, os dois homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria, e a mulher, ao Presídio Regional.


Mãe morre e filho fica ferido após família sofrer acidente na BR-158 no mesmo dia em que comprou carro Anterior

Mãe morre e filho fica ferido após família sofrer acidente na BR-158 no mesmo dia em que comprou carro

Réus são condenados a mais de 100 anos de prisão por assassinato de mulher em Caçapava do Sul Próximo

Réus são condenados a mais de 100 anos de prisão por assassinato de mulher em Caçapava do Sul

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI