Ascamed reage com "revolta" à operação da Polícia da Federal em Santa Maria

Autor: Colaborou: Rian Lacerda

Ascamed reage com

Foto: Mateus Ferreira (Diário)

A Associação Santa-Mariense de Cannabis Medicinal (Ascamed) reagiu com "revolta" à segunda fase da Operação Desvio Verde, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (31), em Santa Maria e Caçapava do Sul. Em nota, a entidade afirmou que a ação "obstaculiza o direito à saúde" e a comparou a uma "política de guerra às drogas, sem considerar que atuamos na saúde de mais de mil pacientes".


A operação da PF, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão, resultou na apreensão de medicamentos, plantas e extratos, mas não houve prisões, segundo a defesa da associação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O que diz a Ascamed

O advogado da entidade, Lucas Mota Ramos, afirmou que o grupo recebeu a notícia como um "baque" para os associados e pacientes.

– Nossa luta é para exercer o direito à saúde, e ele está sendo obstaculizado cada vez mais – declarou Ramos.


A defesa informou que pretende buscar amparo jurídico por meio de habeas corpus para garantir maior segurança à atuação da associação, que, segundo a diretora social Júlia Silverter, seguirá com suas atividades.

– Assim como na primeira operação, vamos seguir trabalhando e nos reerguer. Não vamos parar – afirmou.


Júlia explicou que a entidade atua desde 2023 com a produção de óleos medicinais e que mantém uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que realiza análises para garantir a qualidade dos produtos.

– Nosso trabalho é técnico e voltado à saúde. Participamos do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria e buscamos sempre assegurar o acesso de pacientes aos medicamentos – completou.


Leia mais: 

Polícia Federal realiza operação contra cultivo irregular de cannabis em Santa Maria e Caçapava do Sul; Associação alvo se manifesta


IML já liberou 89 corpos de mortos em megaoperação, diz governo do RJ Anterior

IML já liberou 89 corpos de mortos em megaoperação, diz governo do RJ

Polícia Federal realiza operação contra cultivo irregular de cannabis em Santa Maria e Caçapava do Sul; Associação alvo se manifesta Próximo

Polícia Federal realiza operação contra cultivo irregular de cannabis em Santa Maria e Caçapava do Sul; Associação alvo se manifesta

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI