Moradores de Formigueiro criticam possíveis excessos em abordagens da Brigada Militar

Moradores de Formigueiro criticam possíveis excessos em abordagens da Brigada Militar

Foto: Reprodução

Márcio Vieira Rodrigues, 48 anos, registrou ocorrência na polícia contra a ação policial

Um comerciante de Formigueiro ficou ferido após ser atingido por disparos de munição não letal na perna e nas costas na noite de 6 de outubro, durante uma comemoração das eleições na Rua São João, em Formigueiro. O disparo teria sido efetuado por um policial militar após uma briga generalizada.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Márcio Vieira Rodrigues, 48 anos, registrou ocorrência na polícia contra a ação policial. Conforme relatou, ao tentar separar a briga, Rodrigues acabou sendo ferido na parte inferior de uma das coxas, sofrendo lesões. Ainda de acordo com o comerciante, os policiais teriam utilizado spray de pimenta, que acabou atingindo diversas pessoas que não estariam envolvidas na confusão. Um vídeo gravado por um morador, na noite de 6 de outubro, registrou o momento em que Rodrigues é atingido e cai no chão.


O comerciante alega ter sido atingido de forma equivocada pelo policial, já que não estava envolvido na confusão. Ele informa que esse mesmo PM já teria cometido o mesmo tipo de ação em outras ocasiões contra outras pessoas. Há relato de outras duas ocasiões, neste ano, em que policiais militares utilizaram armas com balas de borracha contra a população. Uma jovem teria tido parte de uma orelha lesionada por um tiro.


Risco de perder a perna


Na tarde da última segunda-feira (14), Rodrigues, que mora no interior, precisou ir até a cidade para atendimento médico. Devido ao estado do ferimento causado pelo tiro não letal, ele recebeu orientação médica para permanecer internado para tratamento, pois corre o risco de perder a perna.
Procurado pela reportagem, o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, responsável pela Delegacia de Formigueiro, disse que enviou o caso para o Comando da Brigada Militar.


O que diz a Brigada Militar

Por meio de nota, a instituição, por meio do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-Central), disse que no dia 6, após o término do horário de votação das eleições municipais, a corporação foi acionada em função de uma ocorrência de desordem generalizada ocorrida em via pública. Após sucessivas tentativas de cessar a briga, com uso de verbalizações, espargidor de pimenta e bastão policial, foi necessário o uso progressivo da força para conter as agressões, com a utilização de munição anti-motim (menos letal).


Do ocorrido, um homem foi alvejado na perna. Imediatamente em seguida, a equipe de serviço ofereceu atendimento médico à vítima, que não aceitou o apoio dos policiais militares.


A Brigada Militar esclarece que abriu procedimento para apurar os fatos e os recursos empregados durante o atendimento à ocorrência.


Como instituição dedicada diuturnamente à segurança e ao bem-estar da população gaúcha, a BM mantém-se à disposição para eventuais questionamentos e reafirma os seus valores institucionais de defesa dos direitos e garantias fundamentais e compromisso com a sociedade.


Presa mulher suspeita de matar a amiga grávida para roubar o bebê em Porto Alegre Anterior

Presa mulher suspeita de matar a amiga grávida para roubar o bebê em Porto Alegre

Próximo

"Garoto de programa" é agredido a facadas e assaltado em Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI