Tupanciretã, maior produtor de soja do Estado, decreta emergência após estiagem

Tupanciretã, maior produtor de soja do Estado, decreta emergência após estiagem

Foto: Arquivo Pessoal

O município de Tupanciretã, na região central do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência na sexta-feira (21) em decorrência da estiagem. A medida foi adotada diante dos impactos da falta prolongada de chuvas, que afetam a produção agropecuária e o abastecimento de água, especialmente no interior.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Reconhecido como o maior produtor de soja do Estado, o município registra perdas na safra após a estiagem. Conforme a prefeitura, mais de 70 mil hectares foram atingidos, dentro de uma área plantada superior a 150 mil hectares. Ao todo, 416 produtores foram afetados, com prejuízos acima de R$ 200 milhões.

A estiagem tem provocado redução no potencial produtivo das lavouras, com reflexos diretos na economia local, fortemente dependente do setor agropecuário. Além disso, há registros de dificuldades no abastecimento de água em áreas rurais.


O que diz o Executivo

Segundo o prefeito Gustavo Terra (Progressistas), a decisão pelo decreto foi motivada pela sequência de eventos climáticos adversos e pela intensidade da estiagem neste ciclo produtivo.

– Nós tivemos mais de 40 dias sem chuva em um período crítico das lavouras, com volumes muito abaixo da média. Isso resultou em perdas superiores a 30% na soja e acima de 42% no milho, além de uma redução estimada próxima de R$ 200 milhões na produção do município – afirma.

Foto: Arquivo Diário

O prefeito também destacou que, mesmo com a ocorrência de chuvas recentes, os prejuízos já estão consolidados nas lavouras, especialmente nas fases mais sensíveis das culturas.

– O que foi perdido não se recupera mais. Essas chuvas ajudam a reduzir novos danos, mas não revertem as perdas já registradas – explica.

De acordo com o Executivo, o decreto já foi publicado e segue para homologação nas esferas estadual e federal. A medida permite que produtores tenham acesso a mecanismos como renegociação de dívidas e readequação de contratos de crédito rural, além de outras medidas previstas em casos de emergência.


Outros municípios da região

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Além de Tupanciretã, o município de Júlio de Castilhos também conta com decreto de situação de emergência pelo mesmo motivo, publicado em 12 de fevereiro deste ano.

De acordo com a Emater-RS, os municípios de Quevedos e Santiago estão em fase de levantamento de perdas, etapa necessária para possível formalização de novos decretos.

​​

VÍDEO: Câmeras do Ciosp registram acidente que deixou duas adolescentes feridas em Santa Maria Anterior

VÍDEO: Câmeras do Ciosp registram acidente que deixou duas adolescentes feridas em Santa Maria

Jovem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santa Maria Próximo

Jovem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI