Região de Santa Maria deverá contar com o primeiro presídio só para mulheres

Autor: Laura Gomes

Região de Santa Maria deverá contar com o primeiro presídio só para mulheres

Foto: Maurício Barbosa (BD, 27/04/2023 )

Atualmente, as mulheres privadas de liberdade cumprem as penas em uma ala exclusiva no Presídio Regional de Santa Maria

A Região Central deverá contar com o primeiro presídio exclusivamente feminino. A informação foi confirmada pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Criminais Regional (VEC) de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada. Os recursos para a construção do local serão do governo do Estado, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ainda não foi definida qual cidade deve receber a estrutura para as detentas, já que a VEC, além de Santa Maria, abrange outros municípios da região, como Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, São Sepé e São Vicente do Sul. Também não há data para o início das obras. 

Atualmente, as mulheres privadas de liberdade são encaminhadas para o Presídio Regional de Santa Maria, que é uma unidade mista, ou seja, aloja mulheres em galerias distintas das destinadas aos homens. Com a criação do novo presídio, será a primeiro local exclusivo para atendimento feminino.

– Já fizemos duas galerias (para mulheres) no Presídio Regional, temos 90 vagas. Com esse presídio feminino, vão sobrar as vagas de todas essas mulheres que estão no Regional. Vamos ter um presídio exclusivo para as mulheres com todos os requisitos que a Lei de Execuções Penais (LEP) fala com referência aos cuidados que precisam ter, como absorventes, chuveiros de 1,5 metro, cama para amamentação, cela trans e salas de aula, porque a principal forma de ressocializar é a educação – afirma Louzada.

Salas de aula e celas trans

Um dos objetivos do juiz Ulysses Fonseca Louzada é captar recursos por meio de parcerias na iniciativa privada para construir salas de aulas e uma cela trans em todos os presídios de abrangência da VEC de Santa Maria.

– Estou articulando com recursos da VEC, mas se conseguir ajuda com construtoras, por exemplo, será melhor, Santa Maria precisa disso - informa o titular da VEC.


Rio Jacuí sobe 30 centímetros por hora em Agudo; Defesa Civil monitora a situação Anterior

Rio Jacuí sobe 30 centímetros por hora em Agudo; Defesa Civil monitora a situação

BR-290, em Caçapava do Sul, está em meia pista; saiba mais Próximo

BR-290, em Caçapava do Sul, está em meia pista; saiba mais

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI