Foto: Deni Zolin (Diário)
A gasolina que vazou do caminhão-tanque correu no pátio do posto em direção a uma boca-de-lobo junto à Avenida Walter Jobim, num local que fica a cerca de 200 metros do Arroio Cadena.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) se manifestou, por meio de nota, sobre o vazamento de gasolina registrado na tarde de quinta-feira (15), em Santa Maria. A ocorrência envolveu um caminhão-tanque que realizava a entrega de combustível em um posto localizado na Avenida Walter Jobim, da Rede Sim. Uma válvula embaixo do tanque quebrou e não foi possível conter o vazamento do compartimento que tinha 10 mil litros e ficou vazando até o início da noite. A gasolina correu no pátio do posto em direção a uma boca-de-lobo junto à Avenida Walter Jobim, num local que fica a cerca de 200 metros do Arroio Cadena. Na quinta à tarde, equipes do posto colocaram cargas de areia e serragem para evitar que toda a gasolina caísse na rede de esgoto que desemboca no Cadena.
Segundo a Fepam, a Divisão de Emergência Ambiental foi acionada e uma equipe técnica acompanha a situação no local desde a manhã desta sexta-feira (16). O órgão atua no monitoramento e na avaliação de possíveis impactos ambientais decorrentes do vazamento.
- Alguma parte desse combustível vazado parou na rede pluvial. A gente não tem como precisar em que volume, mas tem certeza de que a rede pluvial foi atingida. Obviamente, um pequeno volume desse combustível chegou no Cadena ou ou ainda pode estar chegando por esse trecho da rede pluvial aqui. A responsabilidade é do transportador, e não da rede de postos de combustíveis - afirmou na manhã desta sexta-feira (16) o analista ambiental da Fepam Diego Hoffmeister, citando que será avaliada depois a multa a ser aplicada e a possibilidade de liberar a reabertura do posto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Avenida Walter Jobim, onde fica o posto, teve o trânsito parcialmente liberado após cerca de 10 horas de bloqueio. O trabalho de contenção foi realizado pelo próprio posto, que utilizou cargas de areia e serragem, especialmente nas proximidades de uma boca de lobo, para impedir que o combustível atingisse a rede de esgoto e o Arroio Cadena. O Corpo de Bombeiros e a prefeitura bloquearam a avenida. Ela foi liberada por volta das 2h desta sexta.
Durante o atendimento à ocorrência, a área foi isolada, estabelecimentos comerciais próximos foram evacuados e placas de alerta instaladas ao longo da via.
Em relação a eventuais sanções administrativas, a Fepam informou que a aplicação de multas ou outras penalidades somente será definida após a conclusão dos processos de apuração e a elaboração dos relatórios técnicos pelas equipes responsáveis.
A rede de postos SIM encaminhou uma nota e informa estar acompanhando e adotando todas as providências necessárias referente ao vazamento de combustível em caminhão com problema mecânico dentro do posto junto à RSC-287, em Santa Maria (RS) no dia 15 de Janeiro. As medidas de contenção já foram realizadas e segurança previstas foram tomadas no local.