Fortes chuvas provocam o surgimento de animais silvestres em cidades do Estado; saiba como agir

Fortes chuvas provocam o surgimento de animais silvestres em cidades do Estado; saiba como agir

Fotos: Reprodução e Beto Albert (Diário)

O volume extremo de chuvas registrado no Rio Grande Sul provocou o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas das cidades. Em Porto Alegre, um jacaré foi visto nadando no Bairro Menino Deus, um dos lugares afetados pela enchente na Capital. Em Santa Maria, diversas aranhas foram flagradas sobre a ponte da várzea do Rio Vacacaí, no distrito do Passo do Verde, logo após a cheia. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

De acordo com a bióloga e professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vanessa Barbisan Fortes, se a elevação das águas afetar o habitat do animal silvestre, ele tende a se deslocar em busca de lugares mais secos.

– Diferente dos animais domésticos, como cachorros, por exemplo, não existe essa tendência do animal silvestre ficar concentrado em determinado local. Pelo contrário, a tendência é de eles começarem a aparecer em lugares em que as pessoas não costumam vê-los. Eles estão fugindo da enchente, digamos assim – explica. 

A bióloga ressalta também que há chance de que esses e outros animais – como cobras, graxaim e gambás – sigam transitando por locais inesperados ao longo dos próximos dias, até que encontrem novos locais adequados para permanecer. 

Como agir ao encontrar um animal silvestre?

A aproximação com esse tipo de animal deve ser evitada já que, caso ele se sinta ameaçado, poderá tentar se defender reagindo de forma agressiva. A orientação é entrar em contato com os órgãos ambientais para que seja possível realizar um resgate com segurança.

Conforme o sargento Raudrey Petry, do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o procedimento da equipe da Patrulha Ambiental consiste em ir até o local em que o animal está, capturá-lo e avaliar as condições. O animal será encaminhado para atendimento veterinário se estiver ferido, ou solto em local adequado se estiver bem. 

Precisa de ajuda? Entre em contato:

Se houver necessidade de resgate de animal silvestre, a orientação é comunicar a Patrulha Ambiental de Santa Maria, pelo telefone (55) 3221-7372.

  • Mantenha a calma e procure manter distância do local;
  • Acione os órgãos responsáveis;
  • Não faça qualquer manuseio com o animal para evitar ataques;
  • Não mate o animal silvestre.

Leia também

Pelo menos cinco áreas de risco são monitoradas pela Defesa Civil de Santa Maria Anterior

Pelo menos cinco áreas de risco são monitoradas pela Defesa Civil de Santa Maria

Idosa morre atropelada por ônibus no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon Próximo

Idosa morre atropelada por ônibus no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI