Foto: Renata Medina/Inter-SM
Éverton era um dos jovens da base alvirrubra que estariam no elenco para o Gauchão

O início do fim de semana foi marcado por uma notícia triste para o esporte santa-mariense. O Inter-SM divulgou nota oficial, no sábado (27), lamentando a morte do zagueiro Éverton Machado Silva, de 18 anos, atleta formado nas categorias de base do clube e integrante do elenco profissional que se prepara para a disputa do Gauchão 2026. O jogador foi encontrado sem vida em sua residência, em Rio Pardo. A causa da morte não foi divulgada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As despedidas foram realizadas na Capela Velatória da Vila Nova, em Rio Pardo, no sábado. O sepultamento ocorreu no domingo (28) pela manhã, no Cemitério Municipal da cidade.
Trajetória e comoção
Éverton construiu boa parte de sua história no esporte junto ao Inter-SM. Promovido ao grupo principal, participou da campanha de acesso à elite do Campeonato Gaúcho e acumulou títulos nas categorias de base, com destaque para os acessos nos estaduais Sub-17 e Sub-20. Ele também foi peça importante na conquista da Copa Regional Sub-17 em duas oportunidades.
O atleta integrava o elenco alvirrubro que realiza a pré-temporada visando a disputa estadual de 2026. A notícia causou forte comoção dentro do clube e entre companheiros de equipe, comissão técnica e dirigentes
Segundo o presidente do Inter-SM, Pedro Della Pasqua, o clube recebeu a notícia através de outro jovem atleta da equipe. Ele relatou o impacto da notícia:
– É um Guri da Baixada, que chegou com o sonho de ser jogador de futebol. Observamos ele em outras equipes e trouxemos pelo potencial. Saiu de casa bem cedo e era um guri bem introvertido e quieto, mas muito trabalhador, dedicado, respeitoso, sempre foi um atleta exemplar. Ficamos bem surpresos com tudo isso – pontuou o dirigente.
Em homenagem, a equipe utilizará uma tarja preta na estreia do Gauchão, contra o São José, em Porto Alegre. A camisa de Éverton, número 44, também será levada para todos os jogos da competição pelo clube.
O Inter-SM também destacou, em sua manifestação oficial, o legado de dedicação e amor ao futebol deixado por Éverton, além de prestar solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade esportiva neste momento de profundo pesar.