Terreno abandonado no centro de Santa Maria gera insegurança a moradores; veja o que diz a prefeitura

Terreno abandonado no centro de Santa Maria gera insegurança a moradores; veja o que diz a prefeitura

Foto: Arquivo Pessoal

Um terreno localizado na Rua Ângelo Uglione, entre as ruas André Marques e Dr. Pantaleão, no centro de Santa Maria, é motivo de preocupação para quem vive nas proximidades. Abandonado, o local, segundo os moradores, vem sendo usado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas há mais de 35 anos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O terreno é de propriedade da prefeitura e está cercado por tapumes. No entanto, os moradores alegam que a estrutura não é suficiente para impedir o acesso, e temem que suas casas sejam invadidas, inclusive há relatos de supostas tentativas. Procurada, a prefeitura se manifestou sobre o caso (leia abaixo).


Entenda 

A professora estadual aposentada Silvia Helena Dutra Porto, de 73 anos, é uma das moradoras que pede por melhorias no local. Ela conta que as idas até a prefeitura, na intenção de solucionar o problema, iniciaram ainda quando Cezar Schirmer (MDB) era prefeito do município. Desde então, segundo ela, o terreno nunca deixou de ser ocupado.  

Conforme Silvia, a orientação da prefeitura é acionar a Guarda Municipal assim que preciso. Mas, segundo ela, o acompanhamento não é suficiente para sanar o problema.

— Esse terreno nos dá muita preocupação. Por que ele não é ocupado? Um local em área central, próximo da Praça Saldanha Marinho, totalmente tomado pelo mato. Mal temos calçada, somos obrigados a caminhar pelo meio da rua, que está toda esburacada — relata.

Recentemente, um morador de rua foi visto dormindo no telhado de uma residência que fica ao lado do terreno. A cena preocupou moradores dos prédios que ficam no entorno.

Em um dos casos, um morador de rua acessou o telhado de uma residência ao lado através do terreno, segundo Silvia.Foto: Arquivo Pessoal


O que diz a prefeitura

Procurada, a prefeitura esclarece que está ciente da situação. Sobre o caso do morador que teve acesso ao telhado, o Executivo justifica que "a pessoa em situação de rua busca abrigo no telhado de um imóvel particular desocupado e situado em terreno íngreme, sendo viável o acesso ao telhado pela parte mais alta da calçada." 

Caso moradores o visualizem novamente, a orientação é acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) pelo telefone 153.

Leia a nota na íntegra


"A prefeitura de Santa Maria informa que está ciente da situação e esclarece que o terreno de propriedade do município está devidamente cercado com tapumes, estando impossibilitado o acesso.

Conforme as imagens encaminhadas, a pessoa em situação de rua busca abrigo no telhado de um imóvel particular desocupado e situado em terreno íngreme, sendo viável o acesso ao telhado pela parte mais alta da calçada.

A Ouvidoria Geral do Município recebeu relatos informais via WhatsApp sobre esta questão. A Guarda Municipal já realizou, desde o começo do ano, incursões no local, mas em nenhuma das ocasiões encontrou o indivíduo. A orientação é que, caso moradores dos arredores o visualizem novamente, acionem o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) pelo telefone 153 para que a Guarda Municipal possa abordá-lo e orientar sobre a Casa de Passagem (pois o recolhimento forçado de pessoas em situação de rua é proibido por lei federal)."


Especialista dá dicas sobre como se defender em casos de ataque de cachorros Anterior

Especialista dá dicas sobre como se defender em casos de ataque de cachorros

Justiça concede habeas corpus a acusada de participação em caso de ritual com morte em cemitério de Formigueiro Próximo

Justiça concede habeas corpus a acusada de participação em caso de ritual com morte em cemitério de Formigueiro

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI