Foto: Reprodução
Estrutura da ponte sobre o Balneário Passo do Umbu, que liga São Vicente do Sul a Cacequi, cedeu completamente por causa das chuvas
A chuva intensa que atinge o Estado nos últimos dias causou transtornos em São Vicente do Sul. A ponte de madeira sobre o Balneário Passo do Umbu, uma das ligações do município a Cacequi, cedeu na tarde de segunda-feira (26) em decorrência da força da água do Rio Ibicuí. Em publicação nas redes sociais na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Fernando Pahim (Progressistas), junto com a prefeita de Cacequi Ana Paula Del'Olmo (MDB), falaram sobre as medidas a serem tomadas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil de São Vicente, já choveu mais de 139 milímetros na cidade desde o último sábado (24). Segundo o prefeito, a reconstrução da estrutura é prioridade. Há a possibilidade de parceria para que os dois municípios façam um orçamento em conjunto para a obra, que tem mais de 200 metros de extensão.
"A primeira e mais imediata medida será o acionamento da Defesa Civil, tanto em nível estadual quanto federal. A expectativa é de que, com o apoio da Defesa Civil, seja possível agilizar os trâmites burocráticos e iniciar as obras com a celeridade necessária", diz um trecho da publicação. Confira na íntegra:
Apesar do transtorno, a Defesa Civil Municipal afirma que não há moradores ilhados, pois do lado do Passo do Umbu há um acesso para São Vicente e do lado da Localidade do Umbu, já em Cacequi, também tem saída por estradas vicinais. Vale reforçar que há outra ligação entre as duas cidades, pela ponte de concreto da ERS-640.
A elevação do Rio Ibicuí está sendo monitorada. A situação foi repassada para a Defesa Civil Estadual, que contabiliza o município na lista de locais afetados pela chuva. Cidades como Alegrete, São Borja, Sobradinho e Uruguaiana também registraram danos.
Leia mais:
- Defesa Civil contabiliza estragos e alagamentos em função das chuvas no Estado
- Trânsito no desvio próximo ao Arroio Guarda-Mor está bloqueado; estrutura foi danificada pelas chuvas
- Acumulado de chuva ultrapassa os 110 mm e alaga ruas em Santa Maria