Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Os autores do furto e arrombamento da Escola Municipal Lívia Menna Barreto foram presos na tarde de segunda-feira (19) por agentes da 4ª Delegacia de Polícia Civil, em Santa Maria. A ação foi coordenada pelo delegado Firmino e resultou na recuperação dos objetos subtraídos da instituição de ensino, além de canos de cobre furtados durante o crime.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O furto ocorreu na madrugada de domingo (18), no Bairro Camobi, e foi inicialmente atendido pela Guarda Municipal, após acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No local, a vice-diretora da escola registrou a ocorrência, acompanhada de um funcionário da empresa responsável pela segurança patrimonial.
Conforme o relato, diversos itens foram levados, principalmente da área externa do prédio. Entre os objetos furtados estavam bolas de basquete, futebol e vôlei, armazenadas em um armário metálico, não sendo possível precisar a quantidade exata naquele momento, já que o levantamento completo ainda não havia sido realizado. Do interior de um banheiro, também foi subtraída uma máquina de lava-jato, de cor preta com amarela, sem identificação de marca.
Ainda segundo o registro, foram furtados canos de cobre pertencentes a seis aparelhos de ar-condicionado, incluindo o chicote e a fiação, além de um extintor de incêndio. Imagens do sistema de monitoramento indicaram inicialmente que o crime teria sido cometido por uma mulher, mas os vídeos não puderam ser acessados no momento da ocorrência.
A vítima informou que uma porta foi arrombada para possibilitar o acesso aos materiais e que os suspeitos possivelmente pularam o muro para entrar no pátio da escola. De acordo com a empresa de segurança, no trajeto utilizado pelos autores não há sensores de movimento instalados, o que pode ter facilitado a ação criminosa.
O caso segue sendo apurado pela Polícia Civil.