Pai, mãe e mãe: Justiça reconhece união poliamorosa em certidão de nascimento de bebê

Na última segunda-feira (28), o juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Novo Hamburgo, Gustavo Borsa Antonello, reconheceu a união estável poliafetiva de um homem e duas mulheres, entendendo que, mesmo não sendo uma família composta nos modelos tradicionais, não deve ficar à mercê da proteção do Estado. Uma das mulheres está grávida e foi concedido que, após o nascimento do filho, conste o nome dos três no registro de nascimento.


— O que se reconhece aqui é uma única união amorosa entre três pessoas: um homem e duas mulheres, revestidas de publicidade, continuidade, afetividade e com o objetivo de constituir uma família e de se buscar a felicidade — proferiu Antonello.


Na ação, a família poliamorosa narra que buscava a declaração judicial de união estável desde 2013. A sentença, proferida na segunda-feira (28), considerou que a relação afetiva dos três autores é permeada pela afetividade, contínua e duradoura, sendo notoriamente reconhecida por amigos e familiares, incluindo postagens em redes sociais. Para garantir a tutela de união estável, dois autores que eram casados requereram a dissolução do casamento, por meio de divórcio, para imediato reconhecimento, por sentença, da relação poliamorosa entre os três envolvidos.


— Inequívoco que a afetividade permeia a relação jurídica constituída entre os autores, como também pode ser percebido nos relatos em juízo dos três requerentes, chamando à atenção a serenidade, a emoção e o entusiasmo ao se referirem à gestação e à chegada do filho —  afirmou o magistrado.

O processo tramita em segredo de justiça.


PF prende mulher ao receber encomenda com drogas e arma em Santa Maria Anterior

PF prende mulher ao receber encomenda com drogas e arma em Santa Maria

Brigada Militar de Santa Maria prende homem por porte ilegal de arma de fogo Próximo

Brigada Militar de Santa Maria prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI