Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3), em entrevistas a veículos de imprensa dos Estados Unidos que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, estão a bordo de um navio de guerra, a caminho de Nova York.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Trump confirmou que Maduro e a esposa foram transportados de helicóptero até um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos que estava ancorado no mar do Caribe, os dois seguem em direção ao território americano, para a cidade de Nova York.
O presidente dos Estados Unidos disse ainda que conversou com Maduro há cerca de uma semana e reforçou que a captura do venezuelano representaria um símbolo importante.
Acusações e possível julgamento
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou na manhã deste sábado (3) que Nicolás Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York. Segundo ela, Maduro e a primeira-dama venezuelana, Cilia Flores, foram formalmente acusados pelos seguintes crimes:
- Conspiração para narcoterrorismo;
- Conspiração para importação de cocaína;
- Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
- Conspiração para posse de metralhadoras.
De acordo com Bondi, as denúncias foram apresentadas à Procuradoria do Distrito Sul de Nova York, um dos principais tribunais dos Estados Unidos, conhecido por aplicar penas severas, incluindo prisão perpétua, em casos de narcoterrorismo. A procuradora não informou uma data para o julgamento, afirmando apenas que o processo terá início “em breve”.Captura de Nicolás Maduro
A captura de Nicolás Maduro ocorreu durante a madrugada deste sábado (3), após um ataque de grande escala realizado por forças americanas contra a Venezuela. A informação foi divulgada inicialmente pelo próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma rede social.
Leia também
- Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
- Eduardo Leite vê intervenção na Venezuela como ameaça à paz na América Latina
- Vice-presidente da Venezuela exige dos EUA prova de vida de Maduro
- Rússia critica ataque dos EUA à Venezuela e pede solução diplomática
- Autoridades de Santa Maria e do Estado se manifestam sobre ataque dos EUA à Venezuela
- Líderes mundiais reagem a ataque e captura de Maduro e clamam por respeito à soberania