Justiça condena dois réus que mataram homem por engano na região; dupla teria envolvimento com facção criminosa

Justiça condena dois réus que mataram homem por engano na região; dupla teria envolvimento com facção criminosa

Foto: Divulgação (MPRS)

Familiares de Leal e promotores após julgamento

A Justiça condenou, na quinta-feira (18), dois homens acusados pelo homicídio de Renato Gentil Silveira Leal, 36 anos, em Caçapava do Sul, que teria sido confundido e morto por engano em 2021. Um dos réus recebeu uma pena de 16 anos e 10 meses de prisão, e o outro, de 15 anos e quatro meses de reclusão.

A acusação foi feita pelos promotores Gustavo Ritter e Fernando Mello Müller, que participaram do processo por meio do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No julgamento ocorrido em Caçapava do Sul, os réus foram condenados por homicídio qualificado: motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Também houve condenação pelos delitos de associação criminosa e corrupção de adolescente.

Os promotores de Justiça afirmaram que um terceiro réu foi absolvido, mas a pedido do próprio Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

— A sessão de julgamento foi carregada de provas, mas também de emoção. Renato morreu sem saber por que estava morrendo. A família agora encontrou um pouco de paz na justa decisão da sociedade de Caçapava do Sul — disse Müller.

Também foi fixado valor mínimo de indenização em favor da família de Leal.

O crime

O crime aconteceu no dia 12 de março de 2021, na Rua Bezerra de Menezes, no Bairro Promorar, em Caçapava do Sul. De acordo com a Brigada Militar na época do homicídio, Leal foi assassinado com pelo menos nove disparos de pistola calibre 9 milímetros. De acordo com o relato de testemunhas aos policiais militares, dois homens chegaram em um carro e atiraram contra a vítima, que estava em via pública.


Segundo o MPRS, a dupla condenada é integrante de uma facção criminosa com atuação na região. A motivação teria sido desavença envolvendo tráfico de drogas, no entanto, os autores da execução confundiram a vítima com o verdadeiro alvo deles e acabaram matando Leal por engano.


*Com informações do MPRS  

POR

Nathália Arantes

[email protected]

Caminhão carregado de arroz tomba em estrada da região Anterior

Caminhão carregado de arroz tomba em estrada da região

Estrada do Perau tem bloqueio total para retirada de árvore nesta quinta-feira Próximo

Estrada do Perau tem bloqueio total para retirada de árvore nesta quinta-feira

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI