Foto: Maurício Tonetto/Secom RS
Local da queda da aeronave; família morta seria de São Paulo e teria ido à Serra Gaúcha para passeio
Em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (22), o governador Eduardo Leite confirmou que haviam 10 pessoas na aeronave turbo-hélice de prefixo PRNDN que caiu pela manhã, em Gramado, na Serra Gaúcha. O avião decolou do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí (SP). Todos os ocupantes morreram. Outras 17 pessoas que estavam em terra e foram atingidas pelo impacto ficaram feridas.
Desse número, cinco pessoas, que estavam no Hospital de Canela, foram liberadas e outras 12 permanecem em atendimento no Hospital de Gramado. Duas mulheres estão em estado considerado grave, e uma delas foi transferida para Porto Alegre devido às intensas queimaduras.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Junto com o governador, estiverem presentes o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota; o delegado da Polícia Civil Gustavo Barcelos, e representantes do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Militar, da Defesa Civil Estadual, além de autoridades locais.
– Em qualquer momento, acidentes abalam a todos. Mas, nestas circunstâncias, com a proximidade do Natal, nossa querida cidade de Gramado, que é símbolo de celebrações de Natal, além de ter sido um ano difícil para o Estado, é uma situação triste. Quero me solidarizar com a família dos passageiros deste avião, que, infelizmente, não sobreviveram – lamenta Leite.
A perícia está no local coletando informações para iniciar a investigação, com o objetivo de descobrir o que causou a queda da aeronave. Os corpos das 10 vítimas, que seriam o empresário paulista Luiz Cláudio Galeazzi e outros nove familiares, ainda estão no local da queda.
Leite também confirmou que duas investigações serão feitas: o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai apurar todos os elementos relacionados ao avião, incluindo as condições climáticas do voo, enquanto a Polícia Civil vai investigar os efeitos do acidente em si.
– Ainda se trabalha com foco na estabilização da estrutura da aeronave, para que assim, possa se alcançar os corpos das vítimas. Paralelamente à investigação feita pela Polícia Civil, também vai se desenvolver uma investigação da Cenipa, que são independentes. Os bombeiros também atuando nas redondezas para evitar que haja algum impacto decorrente do material explosivo da aeronave – explica.
Eduardo Leite também confirmou o cancelamento das atividades festivas do Natal Luz de Gramado, que estavam previstas para ocorrer na noite deste domingo.
Modelo da aeronave
A aeronave é um turbo-hélice de prefixo PRNDN. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está registrada em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar, que estava pilotando o avião e também morreu.
Desvios
O fluxo de veículos na ERS-235 (Avenida das Hortênsias), em Gramado, foi parcialmente liberado após bloqueio total causado pela queda. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que a rodovia foi liberada para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos. Confira os desvios e rotas alternativas:
Sentido de Canela a Gramado
O deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.
Sentido de Gramado a Canela
Quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.
Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela
O deslocamento deve ser realizado pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.
Leia mais:
- Avião cai em Gramado e governador Eduardo Leite afirma que não há sobreviventes
- Identificada mulher morta em acidente na BR-287 em Santiago
- Confira o que abre e o que fecha no feriado de Natal em Santa Maria