É falso: cartaz sobre supostos enfermeiros que estariam transmitindo o vírus HIV em Santa Maria é fake news

Autor: Letícia Almansa Klusener e Vitória Parise

É falso: cartaz sobre supostos enfermeiros que estariam transmitindo o vírus HIV em Santa Maria é fake news

A imagem de um bilhete de alerta tem circulado por diversos grupos de WhatsApp de Santa Maria nos últimos dias. A mensagem, porém, trata-se de uma informação falsa, conforme esclarece uma publicação da prefeitura e reforçou o cuidado ao compartilhar informações. Segundo o portal UOL, a mesma imagem circula nas redes sociais desde 2019.


O cartaz diz que o grupo de supostos enfermeiros se veste de branco e passa de casa em casa para medir a taxa glicêmica dos moradores, mas, na verdade, eles estariam transmitindo o vírus HIV. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A mensagem ainda afirma que a ação foi organizada a mando da Baleia Azul, que seria uma série de supostos desafios que surgiu em 2017 e ficou conhecida por trazer perigo para os adolescentes. 

“Amigos e populares, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar acabam de informar que um grupo de aidéticos está em várias cidades abordando as pessoas para que elas façam a medição da glicose. Se você for abordado, denuncie. Ligue 190! Este suposto teste está passando o vírus HIV”, diz a fake news.

Na manhã desta quarta-feira (25), a prefeitura de Santa Maria esclareceu o ocorrido e reforçou o cuidado ao compartilhar informações.



Divulgar informação falsa

Em uma busca pela ferramenta do Google é possível perceber que a imagem foi divulgada várias vezes em outras cidades nos últimos anos. Além disso, portais de notícias nacionais já alertavam sobre a mesma fotografia disseminada nesta quarta era falsa.


Redes sociais como o X (antigo Twitter) e o Instagram já possuem inteligências que identificam quando uma matéria ou informação é falsa, depois que elas já foram checadas.


Compartilhar fake news no Brasil ainda não é crime. Contudo, dependendo do dano e motivação do fato, pode ser enquadrado em outras tipificações.


Caso Felipe Rita: MP denuncia ex-companheira da vítima pelos crimes de omissão de socorro e favorecimento pessoal Anterior

Caso Felipe Rita: MP denuncia ex-companheira da vítima pelos crimes de omissão de socorro e favorecimento pessoal

Duas pessoas são presas após furtar diversos produtos de supermercados de Santa Maria Próximo

Duas pessoas são presas após furtar diversos produtos de supermercados de Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI