Uma mulher de 29 anos, natural de Santa Maria, foi presa na noite desta segunda-feira (26) com mais de 11 quilos de maconha em skunk e outras 600 gramas de um derivado da droga, conhecido como kief, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-293 em Bagé, na Região da Campanha.
Segundo a PRF, as drogas estavam escondidas em uma mala no bagageiro de um ônibus que ia de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, até Porto Alegre.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em depoimento a mulher confessou que as drogas seriam levadas até Santa Catarina para comercialização. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a Polícia Judiciária de Bagé pelo crime de tráfico de entorpecentes.
De acordo com os policiais, as substâncias apreendidas possuem alto valor de mercado. O skunk é uma droga com alta concentração de THC (principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero Cannabis) e é conhecido por ser até dez vezes mais potente que a maconha comum. Já o kief é uma forma concentrada de maconha, caracterizada por pequenos pedaços de resina cristalizada, igualmente potente.