Foto: Gilberto Ferreira (Bei)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Ânfora, com o objetivo de desarticular um esquema milionário de descaminho de bebidas importadas do Uruguai e da Argentina. As investigações tiveram como foco a região central do Rio Grande do Sul, em especial as cidades de Santa Maria e Uruguaiana.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Participaram da ação 36 policiais federais, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão — oito em Santa Maria e um em Uruguaiana. A Justiça Federal em Santa Maria também determinou diversas medidas cautelares, como o sequestro de bens imóveis, a apreensão de veículos e o bloqueio de valores em contas bancárias, totalizando até R$ 2 milhões. Os investigados também foram submetidos a restrições, como proibição de sair do país, suspensão do direito de dirigir, monitoramento eletrônico e restrições de contato entre si.
As investigações tiveram início em 2022, após denúncias sobre a comercialização em larga escala de bebidas estrangeiras em Santa Maria. Segundo a PF, o esquema estava ativo desde 2021 e envolvia sofisticados mecanismos de ocultação de recursos. Apurações revelaram que os investigados utilizavam contas bancárias de uma agência lotérica em Santa Maria para movimentar valores ilícitos.
Durante a operação, foram apreendidas mais de mil garrafas de bebidas importadas, com fortes indícios de entrada clandestina no país. As apreensões têm como objetivo reforçar as provas contra o grupo e assegurar o ressarcimento ao erário, minimizando os prejuízos causados pelo esquema.
Os envolvidos poderão responder por descaminho, associação criminosa e lavagem de capitais, com penas que podem chegar a 17 anos de reclusão.
Mandados e medidas judiciais:
- Santa Maria:8 mandados de busca e apreensão, 18 medidas cautelares diversas da prisão, 2 imóveis sequestrados e 2 veículos apreendidos.
- Uruguaiana:1 mandado de busca e apreensão e 3 medidas cautelares diversas da prisão.