Solenidade marca os 23 anos do Batalhão de Choque de Santa Maria

Solenidade marca os 23 anos do Batalhão de Choque de Santa Maria

Foto: Rafael Menezes

Foi comemorado na manhã desta quinta-feira (17), com a presença de autoridades civis e militares, os 23 anos do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) de Santa Maria. Durante as comemorações, na sede da unidade no Bairro Notal, foram entregues honrarias e a comenda do 2º BPChq a personalidades que fazem parte da história do batalhão.


Entre as presenças, estavam o comandante geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o subcomandante, coronel Douglas da Rosa Soares, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, e o comandante do Comando de Choque, coronel Cláudio de Azevedo Goggia. As autoridades militares foram recepcionadas pelo comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque, major Rodrigo Alves Kunzler.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

- Os batalhões de choque da Brigada Militar têm uma função de segundo recobrimento aos batalhões que têm responsabilidade territorial. Onde existem anomalias, os batalhões de choque são colocados nesses locais para que nós possamos reduzir os indicadores criminais e propiciar segurança efetiva a população - disse o coronel Feoli.

A unidade de choque de Santa Maria conta com cerca de 150 policiais militares. Entre as personalidades homenageadas ontem, estava o empresário Valnei Beltrame, diretor do Grupo Diário.

Leia mais:

CRIAÇÃO

O ano era 1997, período de reestruturação da Brigada Militar entre os órgãos de Polícia Militar Especiais, quando se previu que a cidade de Santa Maria deveria sediar um Batalhão de Operações Especiais. O objetivo foi dividir o território do Estado em duas áreas de atuação, cabendo uma delas ao Batalhão que se instalaria na cidade. A outra região teria como sede Porto Alegre, na Região Metropolitana.
O Batalhão de Operações Especiais de Santa Maria foi então criado pelo Decreto nº 39.050, de 22 de novembro de 1998, tendo a portaria assinada pelo coronel Nelvio Alberto Neumann, comandante geral da Brigada Militar, que determinou a instalação da unidade em 4 de agosto de 2000. A solenidade de instalação ocorreu em 6 de agosto daquele ano, com a presença de civis e militares.
A unidade iniciou suas atividades tendo como sede o prédio onde funcionava o 1º Esquadrão de Polícia Montada do 1º RPMon, nas dependências do 1º Regimento. Em 2008, por meio de uma ação conjunta entre os comandos da corporação e da unidade, junto com a prefeitura de Santa Maria, o Batalhão foi contemplado com uma sede própria. Atualmente, o 2º BPChoq tem sua sede na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal.
O Estado conta, atualmente, com seis batalhões de choque. Os demais ficam em Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Uruguaiana.

Anterior

"Ele voltaria para sua terra natal em setembro", conta irmão de homem que morreu soterrado em canteiro de obras em Santa Maria

Operação Sicurezza: quatro pessoas são presas em cidade da região Próximo

Operação Sicurezza: quatro pessoas são presas em cidade da região

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI