Na tarde de segunda-feira (1), a Brigada Militar foi acionada por moradores na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Santa Maria, após uma criança de sete anos, diagnosticada com autismo, ser deixada sozinha dentro de um veículo por aproximadamente 20 minutos. Ao chegarem ao local, os policiais visualizaram o menino, que estava no banco do motorista, chorando e visivelmente agitado.
Conforme a ocorrência, as pessoas que passavam pelo local abriram a porta dianteira do automóvel para ajudar a criança. O veículo estava estacionado em local proibido, em frente ao Conselho Tutelar Centro, onde uma funcionária do órgão se dirigiu ao veículo e conduziu a criança até a unidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo informações da conselheira, a mãe do menino, uma jovem de 23 anos, e seu irmão de três anos estavam dentro do Conselho Tutelar, porém, não tinham conhecimento de que o menino estava sozinho dentro do carro. A condutora do veículo, ao ser informada de que seria encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e que seu veículo seria recolhido devido ao estacionamento irregular e ao licenciamento vencido, passou mal e desmaiou, sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para atendimento médico.
As crianças de sete e três anos ficaram sob os cuidados da conselheira tutelar, e o caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).