Criança que morreu após dar entrada no Husm não sofreu maus-tratos, conclui a investigação policial

Autor: Maria Júlia Corrêa e Rafael Menezes

Criança que morreu após dar entrada no Husm não sofreu maus-tratos, conclui a investigação policial

Foto: Beto Albert (Diário)

Após investigação e análise, o laudo pericial concluiu que a morte de criança, de 1 ano e 11 meses, ocorrida no domingo (24), no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), não foi resultado de maus-tratos. 


A delegada Luiza Souza, titular da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), responsável pelo caso, divulgou a informação, esclarecendo quaisquer especulações que sugerissem o contrário.



A necropsia, realizada como parte do processo investigativo, revelou que a causa da morte foi classificada como "não traumática de causa indeterminada".


– Esse desfecho, embora traga alguma clareza à situação, não diminui a tragédia vivenciada pela família enlutada, que agora enfrenta não apenas a dor da perda, mas também a angústia causada pelos comentários infundados e maldosos que têm circulado - afirma a delegada.


Diante desse cenário, Luiza destaca a importância de respeitar o luto da família e evitar a disseminação de informações falsas ou prejudiciais. 


A investigação

A investigação policial teve início após a Polícia Civil receber um alerta dos médicos com relação a um possível caso de maus-tratos. Esse alerta faz parte da rotina hospitalar, quando são atendidos pacientes com sintomas suspeitos de agressão. 


Em fevereiro deste ano, a mesma criança havia sido atendida no Husm com traumatismo craniano. A versão da mãe, na época, foi de que o filho havia se machucado enquanto brincava com os irmãos em casa. Após isso, o Conselho Tutelar foi acionado e passou a acompanhar a família.


Na última segunda-feira (25), o Hospital Universitário informou à reportagem que não iria se manifestar sobre o caso.


A criança, que completaria 2 anos de idade em abril, foi sepultada na última terça-feira (26), no Cemitério Municipal Ecumênico em Santa Maria. 


Colisão frontal entre carro e motocicleta deixa duas pessoas mortas em Santa Maria Anterior

Colisão frontal entre carro e motocicleta deixa duas pessoas mortas em Santa Maria

Jovem é preso por tráfico de drogas em Agudo Próximo

Jovem é preso por tráfico de drogas em Agudo

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI