Queda de avião em Gramado: o que se sabe sobre o acidente

Queda de avião em Gramado: o que se sabe sobre o acidente

Foto: Maurício Tonetto/Secom RS

No domingo (22), um avião de pequeno porte caiu em Gramado e matou todos os 10 passageiros a bordo, o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares. A aeronave, que decolou de Canela com destino a Jundiaí (SP), caiu pouco depois da decolagem, por volta das 9h13min. Esse é segundo maior acidente aéreo em números de vítimas do ano no Brasil, atrás somente do acidente aéreo de Vinhedo (SP) que deixou 62 mortos. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O que se sabe

Foto: Maurício Tonetto/Secom RS

O avião que caiu na manhã de domingo (22) e deixou 10 pessoas mortas. Todas elas são da família de Luiz Galeazzi, CEO da Galeazzi & Associados. Além de Luiz, as vítimas eram sua esposa, três filhas, a cunhada, o cunhado, a sogra e duas crianças. O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias, área movimentada de Gramado. A aeronave atingiu uma loja de móveis vazia e causou danos a uma pousada próxima que segundo as autoridades apresenta danos estruturais. Em solo 17 pessoas foram atendidas, sendo duas em estado grave devido a queimaduras, uma delas foi levada a Porto Alegre por apresentar um quadro mais grave de queimaduras.

Causas

Foto: Maurício Tonetto/Secom RS

Ainda não se sabe a causa da queda. A visibilidade estava prejudicada no momento do acidente, e a perícia investigará se houve falha mecânica, erro humano ou problemas climáticos. Não há, ainda, suspeita do que pode ter acontecido com o avião. Já se sabe, porém, que a aeronave bateu em uma casa, uma pousada e caiu em cima de uma loja na Avenida das Hortênsias. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar o acidente e divulgará o resultado quando concluir as investigações. Confira o momento da queda registrado por câmeras de segurança. 


Quem era o empresário

Foto: Galeazzi Associados (Reprodução)

Luiz Cláudio Galeazzi era CEO da Galeazzi & Associados, especializada em gestão de crise e reestruturação de negócios. Ele já havia perdido sua mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, em um acidente aéreo em 2010. O avião que ela estava também pertencia a Luiz Cláudio. 

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Luiz é filho de Claudio Galeazzi, fundador da empresa e responsável por reestruturações de grandes companhias, como a do Pão de Açúcar, em 2007; da BRF, em 2013; e da Americanas, no fim dos anos 1990. Claudio faleceu em 2023, devido a um câncer diagnosticado 18 meses antes. 

Na Galeazzi, Luiz participou de diversos projetos de melhora de desempenho, reestruturação, e gestão de crises no Brasil e no exterior. Atuou em empresas de telefonia, energia, saúde, alimentos, indústria automotiva, seguros, varejo, mídia, bancos, entre outras, tendo adquirido experiência em diversas indústrias e segmentos.

Outras vítimas

Foto: Reprodução

Além do empresário, havia outros nove familiares na aeronave no momento do acidente. Sua esposa, sua cunhada, o cunhado Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, sogra e três filhos estão entre as vítimas. Outras duas crianças, sobrinhos de Luiz, também estão entre os mortos. Bruno Cardoso Munhoz Guimarães é diretor de Projetos da Galeazzi & Associados e cunhado de Luiz Galeazzi. Ele era casado com Daniela Galeazzi, com quem tinha dois filhos.

Confira a lista

  • Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi - piloto
  • Tatiana Natucci Niro - esposa de Galeazzi
  • Maria Eduarda Niro Galeazzi - filha de Galeazzi e Tatiana
  • Maria Elena Niro Galeazzi - filha de Galeazzi e Tatiana
  • Maria Antonia Niro Galeazzi -filha de Galeazzi e Tatiana
  • Lilian Natucci - sogra de Galeazzi
  • Veridiana Natucci Niro - irmã da esposa de Galeazzi
  • Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo - marido de Veridiana
  • Giulia: filha Veridiana e Bruno
  • Matteo: filho Veridiana e Bruno

Modelo do avião

Foto: Reprodução

A aeronave era um bimotor modelo PA-42 Cheyenne, fabricado em 1990 pela Piper Aircraft. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está registrada em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar, que estava pilotando o avião e também morreu. No momento de acidente, câmeras de segurança registraram a baixa visibilidade na região. No vídeo é possível ver a aeronave minutos antes de decolar. 

Residência é alvo de arrombamento e furto em Restinga Sêca Anterior

Residência é alvo de arrombamento e furto em Restinga Sêca

Última semana para pagar o IPVA 2025 com até 28,13% de desconto Próximo

Última semana para pagar o IPVA 2025 com até 28,13% de desconto

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI