Foto: Polícia Federal (Divulgação)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Bala Perdida, com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de munições que, a partir de vendas clandestinas, chegava às mãos de integrante de uma organização criminosa armada. A ação ocorreu em Santa Maria, Restinga Sêca e Santa Cruz do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a dois investigados, além de uma busca pessoal. No decorrer das diligências, uma pessoa foi presa em flagrante em Santa Cruz do Sul por posse irregular de munições de calibre permitido e restrito.
As investigações tiveram início a partir da apuração de uma prática de segurança privada clandestina. Conforme a Polícia Federal, o investigado atuava de forma irregular como segurança e obtinha munições ilegalmente por meio de um CAC (atirador, colecionador e caçador). Com o avanço das apurações, os investigadores constataram que parte das munições adquiridas era posteriormente revendida a um integrante do crime organizado, configurando o fornecimento ilícito de material bélico a uma organização criminosa.
Segundo a Polícia Federal, a operação teve como finalidade aprofundar o inquérito policial, com a coleta de novos elementos de prova. O material apreendido será submetido à análise e poderá embasar novas diligências e eventuais responsabilizações penais ao longo da investigação, que permanece em andamento.