Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Inquéritos policiais foram encaminhados à Justiça nesta semana
A Polícia Civil de Pinhal Grande realizou uma ofensiva contra golpes de estelionato registrados no município. Entre janeiro de 2024 e julho de 2025, foram contabilizadas 40 ocorrências desse tipo de crime, somando mais de R$ 130 mil de prejuízo aos moradores da cidade da Quarta Colônia.
Das 40 vítimas, 24 não apresentaram representação formal para investigação, limitando-se ao registro dos fatos. No período, 29 inquéritos foram remetidos ao Poder Judiciário, sendo 11 com representação, que resultaram no indiciamento de 38 suspeitos dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Um dos casos mais ocorreu no início de 2024, com o chamado golpe da “central de cartão de crédito”. A vítima sofreu um prejuízo de R$ 74,5 mil. A investigação identificou e indiciou 11 suspeitos envolvidos no esquema. O inquérito foi concluído e enviado à Justiça nesta semana.
A delegada Débora Dias, responsável pela Delegacia de Polícia de Pinhal Grande, reforça o alerta à comunidade para evitar cair nesse tipo de estelionato.
– É importante desconfiar de ligações e mensagens suspeitas, não fornecer dados bancários e sempre procurar o gerente da conta pessoalmente em caso de dúvidas – esclarece a delegada.