Foto: Rian Lacerda (Diário)
O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria, Sandro Nunes, conversou com a equipe do Diário sobre os trabalhos realizados no combate ao incêndio no Colégio Marista Santa Maria, no centro da cidade. As chamas começaram a se propagar no início da noite desta sexta-feira (26) em uma unidade da instituição de ensino, que completou 120 anos de atividades em 2025.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– A prefeitura municipal está apoiando o Corpo de Bombeiros em todos os pedidos que eles precisam de Defesa Civil, além de apoio na parte da engenharia, na parte de estrutural e no isolamento do local. Houve a participação de várias equipes do entorno de Santa Maria, de municípios vizinhos, com cerca de sete a oito equipes – relatou.
Nunes destacou a participação da sociedade civil no apoio com caminhões pipa, além do trabalho da Corsan no fornecimento de água para o abastecimento das viaturas dos bombeiros e combate ao fogo.
– A equipe está mobilizada desde às 18h45min. Então, já faz mais de quatro horas que a equipe está em atividade. Agora, o Corpo de Bombeiros ainda está no local. Nesse momento, o fogo está controlado, todos permanecem aqui porque essa ocorrência não termina agora. Tem todo um levantamento, um rescaldo que leva tempo para extinguir todos os focos de incêndio. E depois, sim, vai ser feita uma avaliação estrutural de acordo com o PPCI do local. E nós vamos acompanhar essa evolução para caso seja necessário algum apoio – explicou o secretário adjunto.
Ainda segundo Nunes, a equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Maria respondeu de pronto ao chamado. Porém, o sinistro foi de grandes proporções, de difícil acesso, além de ser um prédio antigo, com muita madeira, assoalho de madeira, de fácil de propagação.
– O trabalho todo é integrado. Nosso papel, aqui, é dar suporte à liderança situacional, que é do Corpo de Bombeiros, na atuação dessa ocorrência. Graças a Deus, não tivemos nenhuma vítima e somente danos materiais até o momento – avalia.
A operação conta com equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança.
Acompanhe ao vivo