Identificado santa-mariense que morreu eletrocutado em praia de Santa Catarina

Identificado santa-mariense que morreu eletrocutado em praia de Santa Catarina

Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)

Foi identificado como Guilherme Rauber, o ciclista de 30 anos, natural de Santa Maria, que morreu na tarde de sexta-feira (23), após ser eletrocutado por um cabo energizado em Florianópolis, Santa Catarina. O acidente ocorreu na Avenida que liga a Lagoa da Conceição à Praia da Joaquina, quando um cabo de telecomunicações, que caiu de um poste devido ao vento, atingiu o ciclista.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo informações divulgadas pelo site NSC, o ciclista estava pedalando pela avenida no momento do acidente. Após o impacto, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e tentaram reanimar Rauber, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi confirmado o óbito no local. O primeiro atendimento foi realizado por uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local, e os guardas-vidas que estavam na praia também auxiliaram realizando manobras de reanimação. Um helicóptero foi acionado e chegou em seguida, mas infelizmente o ciclista faleceu.

A Celesc, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Santa Catarina  informou que o fio que se rompeu era um cabo de telecomunicações e que a rede elétrica da companhia não apresentou rompimentos. A empresa apura a qual operadora o cabo pertence.


Nota da Celesc

A Celesc lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, na via que dá acesso à Praia da Joaquina, em Florianópolis, que resultou no falecimento de um ciclista.

De acordo com as informações técnicas preliminares apuradas no local, o acidente envolveu um cabo de telecomunicações rompido e lançado sobre a rede elétrica de média tensão. A rede elétrica da Celesc não estava partida. A companhia está atualmente tentando identificar a qual empresa de telecomunicações o cabo rompido pertence.

A distribuidora de energia esclarece que os cabos de telecomunicações (telefonia, internet e TV a cabo) não fazem parte da rede elétrica e pertencem às empresas de telefonia. Essas estruturas utilizam os postes mediante contrato de compartilhamento, sendo responsabilidade das empresas de telecomunicações a instalação, manutenção, organização e retirada desses cabos, conforme normas técnicas e legislação vigente.

Visando a prevenção, a Celesc atua de forma contínua na fiscalização do uso dos postes, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e as empresas de telecomunicações. Desde o início dessa parceria, em julho de 2024, já foram retiradas cerca de 26 toneladas de cabos apenas na Capital. Em todo o estado de Santa Catarina, em 2025, a Celesc retirou aproximadamente 150 toneladas de fiação de telecomunicações fora de uso.

A Celesc permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as apurações e se solidariza com os familiares e amigos da vítima.


Além disso, o Combinado Bar e Costelaria, onde Rauber trabalhava, emitiu uma nota de pesar lamentando sua perda:

Hoje nos despedimos de alguém que marcou a nossa história. Guilherme foi mais do que um parceiro do Combinado, foi presença, foi construção, foi parte essencial do caminho que trilhamos.

Sua dedicação, parceria e a forma genuína com que se fazia presente deixaram marcas que o tempo não apaga. Guilherme contribuiu não apenas com trabalho, mas com energia, ideias e momentos que permanecerão vivos na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Nos solidarizamos com a família, amigos e todos que sentem essa perda tão profunda. Que seu legado siga vivo em cada história compartilhada, em cada lembrança e em tudo o que ajudou a construir.

Descanse em paz, Guilherme. Nossa gratidão e o respeito eternos.

Família faz vaquinha online para custear translado de santa-mariense morto eletrocutado em Santa Catarina Anterior

Família faz vaquinha online para custear translado de santa-mariense morto eletrocutado em Santa Catarina

AVTSM participa do lançamento de Carta à Justiça que reúne vítimas de grandes tragédias Próximo

AVTSM participa do lançamento de Carta à Justiça que reúne vítimas de grandes tragédias

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI