Criança de 4 anos morre por suspeita de meningite em Santa Maria

Autor: Andreina Possan e Vitor Zuccolo

Criança de 4 anos morre por suspeita de meningite em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Estudante estava internado no Hospital Universitário de Santa Maria e morreu na noite de terça-feira

Foi confirmada a morte de uma criança, de 4 anos, por suspeita de meningite bacteriana em Santa Maria. A criança era estudante da Escola Municipal de Educação Infantil Zulânia Salamoni, no Bairro Tancredo Neves, na região oeste da cidade.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, o óbito foi confirmado por volta das 20h da terça-feira (18). O aluno apresentava sintomas graves nas últimas semanas e não resistiu devido à evolução rápida da doença.

Segundo familiares, a criança começou a sentir fortes dores de cabeça e febre alta horas antes de ser levada para atendimento médico

O velório ocorreu nesta quinta-feira (20). O local do sepultamento não foi informado.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
À reportagem do Diário, a Secretaria da Saúde de Santa Maria informou que, até a tarde deste feriado, não foi comunicada oficialmente da morte da criança. A pasta diz que a Escola Zulânia Salamoni passou por higienização na última segunda-feira (17). Não haveria outros estudantes com sintomas da doença, e que se trata de um caso isolado. A secretaria acompanha s situação e orientou a comunidade escolar sobre os protocolos a serem seguidos nesse caso. Confira, abaixo, a nota da Secretaria da Saúde:

A Vigilância em Saúde informa a notificação de caso de meningite bacteriana em uma criança da EMEI Zulânia de Fátima Salamoni, no Bairro Tancredo Neves, atendida no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A Prefeitura Municipal esclarece que tem conhecimento, por informações que circulam publicamente, sobre o possível óbito da criança. Entretanto, até o momento, o município não recebeu comunicado oficial ou declaração de óbito do Husm, instituição responsável pela confirmação. Até a tarde de hoje, não havia atualização formal encaminhada à Vigilância em Saúde.

A criança estava vacinada para os principais agentes causadores de meningite, e a unidade de saúde do território segue acompanhando a situação e orientando a escola conforme protocolos técnicos. A escola realizou higienização no dia 17, e não há registro de outros alunos com sintomas, caracterizando caso isolado.

Reiteramos que, por respeito à privacidade dos pacientes e devido ao caráter endêmico da doença, não são divulgadas informações individuais. A prefeitura reforça a importância das medidas preventivas, como etiqueta respiratória, higienização das mãos, ventilação dos ambientes e atenção para sintomas como cefaleia intensa e rigidez de nuca.


Pais preocupados

O pai de um aluno da escola, que preferiu não se identificar, afirmou que situações relacionadas à saúde já vêm acontecendo há cerca de duas semanas e que a instituição de ensino não teria avisado os responsáveis sobre a situação. Mesmo após a confirmação do caso, a escola continuou funcionando normalmente, sem suspensão das atividades ou orientações relacionadas a protocolos de saúde, segundo o pai.

Na quarta-feira (19) e nesta quinta, a reportagem tentou entrar em contato com a Escola Municipal Zulânia Salamoni, mas ninguém atendeu o telefone. 


Namorado é indicado como autor da morte de jovem de 17 anos no RS; investigação aponta feminicídio e ocultação de cadáver Anterior

Namorado é indicado como autor da morte de jovem de 17 anos no RS; investigação aponta feminicídio e ocultação de cadáver

Incêndio atinge parte do pavilhão da COP30, em Belém Próximo

Incêndio atinge parte do pavilhão da COP30, em Belém

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI