Foto: Reprodução
A aparição de cobras corais tem assustado a vizinhança de um condominínio na Rua General Neto, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. De acordo com uma das moradoras, a bióloga Vera Lúcia Madeira, 74 anos, o último fato foi na tarde de domingo (30).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Lúcia, esses episódios têm se repetido com frequência. Na última semana, um dos animais foi visto saindo de um bueiro, que fica em frente ao prédio. Um pedestre que passava pelo local se assustou, e a cobra, nas cores vermelha e preta, rastejou de volta ao buraco. Já no domingo, uma cobra da mesma espécie foi encontrada dentro da garagem do condomínio, por uma das moradoras:
– Um das moradoras encontrou uma dessas, porém em tamanho menor, dentro da garagem. Acreditamos que seja um filhote. Já pensou se uma criança está ali? Assusta muito.
Essas recentes aparições teria um motivo, segundo ela:
– Ao lado do nosso prédio havia um hotel, que fechou há alguns anos. Meu apartamento fica de fundos para esse terreno. Com isso, se formou um matagal, enfim, o terreno está abandonado. Recentemente, botaram fogo nesse mato e os animais começaram aparecer. As cobras estão saindo do boeiro. Também registramos aparecimento de ratos e aranhas marrons.

A moradora comenta que já tentou contato com o responsável pelo terreno, porém não obteve sucesso. Formada em Biologia, Vera afirma que se tratam de corais verdadeiras, por causa do formato triangular da cabeça e do desenho do corpo dessa cobra, que possui a lista vermelha maior em evidência:
– É uma das cobras mais venenosas que existem. Uma picada é mortal, mata em um curto intervalo de tempo.
Vera relata que o morador de um outro prédio, que fica nas redondezas, também teria encontrado uma cobra-coral. Sobre medidas a serem tomadas pelos moradores, ela comenta que, junto com os moradores do condomínio, pretendem implementar borrachas embaixo das portas e telas, para impedir uma possível entrada no prédio.
Leia mais:
- Além da aranha-marrom, conheça outras espécies perigosas e saiba como identificar a picada
- Calor e queimadas aumentam incidência de animais silvestres na área urbana; veja o que fazer
- Petrobras anuncia redução do preço do diesel nas refinarias