Foto: Força Aérea Brasileira (divulgação)
Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na região metropolitana de Natal-RN, na tarde desta terça-feira (22). De acordo com a FAB, o piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.
O avião caiu no município de Parnamirim, cidade da Grande Natal, em uma área de mata próxima a vários condomínios residenciais. De acordo com a FAB, é uma aeronave F-5M, um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo. Com o impacto, um incêndio iniciou na mata, mas foi contido por uma equipe de bombeiros da própria FAB. Confira no vídeo:
Caça F-5 da FAB sofre pane enquanto voava sobre Natal e cai. #fab #f5 #cruzex2024 pic.twitter.com/7yQSITz4WI
— Airway (@AirwayBrasil) October 22, 2024
A FAB informou que o acidente foi durante um voo de treinamento e será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo informações do jornal Tribuna do Norte, a aeronave era ocupada apenas pelo piloto, que teria conseguido ejetar do avião antes da queda e foi resgatado. A instituição também confirmou que, antes de se ejetar, o piloto direcionou o caça para uma região desabitada. O nome do piloto não foi divulgado pela Força Aérea.
Questionada pelo Diário, a Ala 4 da Força Aérea Brasileira em Santa Maria, informou que o modelo não é o mesmo usado em Santa Maria, mas o tipo de treinamento é semelhante aos realizados no céu da região.
Nota do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte
"As equipes de combate a incêndio da FAB atuaram inicialmente no controle das chamas na aeronave. Em seguida, os bombeiros militares do CBMRN foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas.
Todas as informações estão sendo oficialmente divulgadas e confirmadas pela Assessoria de Comunicação da FAB.
O CBMRN segue monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população e evitar novos focos de incêndio.“