Ato “Luz por Yasmim e Otávio” marca dois anos do casal morto em acidente na BR-158

Ato “Luz por Yasmim e Otávio” marca dois anos do casal morto em acidente na BR-158

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

A memória de Yasmim Pacheco e Otávio Henrique Carneiro da Silva, mortos em acidente na BR-158, em 2023, voltará a ocupar um espaço central na mobilização social em Santa Maria. No próximo sábado (13), às 17h, familiares e amigos realizarão a ação “Luz por Yasmim e Otávio”, na Praça do Trenzinho, na Avenida Presidente Vargas. O encontro marca os dois anos da morte do casal e reafirma o pedido por justiça que a comunidade mantém vivo desde 2023.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os jovens, de 20 e 21 anos, morreram em 16 de dezembro de 2023, após a motocicleta em que estavam ser atingida por um veículo em alta velocidade na BR-158, próximo ao Bairro Tancredo Neves.
O motorista envolvido no acidente, que atualmente faz uso de tornozeleira eletrônica, responde ao processo em liberdade, fato que motivou uma série de protestos desde então.
Em material divulgado pela família, o ato é descrito como um gesto de resistência e de preservação da memória.

- É impossível aceitar o que estamos vivendo. É revoltante lembrar que, antes mesmo dos corpos deles serem enterrados, o responsável por essa dor já estava solto, caminhando livremente como se nada tivesse acontecido - diz Emiliene, irmã de Yasmin.

Além do caráter simbólico, o evento terá uma ação solidária de entrega de brinquedos. A iniciativa pretende representar, segundo Emilene, a generosidade e a sensibilidade que marcaram a trajetória dos jovens. 

Nós estamos organizando toda uma cena, para relembrar o ato. Além de relembrarmos o caso, nós vamos fazer essa distribuição de brinquedos, já que estamos próximos do natal- explicou a mulher.

A ação deste ano se soma às mobilizações já realizadas pela família. Em dezembro de 2024, quando o acidente completou um ano, o quarto protesto reuniu manifestantes em carreata do Posto Padoin, na Avenida Walter Jobim, até a sede do Ministério Público, na Alameda Montevidéu. Na ocasião, pais e parentes reforçaram o apelo por avanços no processo e defenderam mudanças estruturais na legislação para que crimes de trânsito com resultado morte não sejam tratados com brandura.   

Agora, às vésperas de completar dois anos da tragédia, a família busca renovar a rede de apoio formada desde então e convida a comunidade a participar.
A audiência, que estava marcada para o dia 29 de janeiro, foi transferida para dezembro de 2026, mês em que o caso completará três anos.

- É impossível aceitar o que estamos vivendo. Até hoje, o assassino que tirou a vida da Yasmim e do Otávio não foi julgado. Quando chegar essa data, já terão se passado três anos sem condenação, sem justiça e sem sequer uma prisão. É uma indignação total, um sofrimento sem fim, uma injustiça que grita todos os dias - finalizou, lembrando que ainda neste ano, o corpo do casal será cremado.

Ato também deve contar com ação solidária de distribuição de brinquedosReprodução


Seis estrangeiros são condenados pela Justiça Federal de Santa Maria por tráfico internacional de drogas Anterior

Seis estrangeiros são condenados pela Justiça Federal de Santa Maria por tráfico internacional de drogas

VÍDEO: Homem nu e em surto é alvo de pedradas antes de ser detido no centro de Santa Maria Próximo

VÍDEO: Homem nu e em surto é alvo de pedradas antes de ser detido no centro de Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI