Foto: Beto Albert
A manifestação marcada para a tarde deste domingo no pedágio da RSC-287, no distrito de Palma, foi cancelada após a concessionária Rota de Santa Maria obter uma liminar na Justiça que proíbe o ato. Caso os manifestantes não cumpram a decisão judicial, poderão ser punidos com uma multa de R$ 10 mil por hora de bloqueio no trânsito.
📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em nota, a Rota de Santa Maria confirmou que entrou com a ação na Justiça e obteve a liminar que impede os protestos nas proximidades da praça de pedágio. A assessoria de imprensa da concessionária destacou que, embora respeite o direito de expressão, a medida foi tomada para garantir a segurança dos usuários da rodovia, dos funcionários do pedágio e dos próprios manifestantes, já que um bloqueio na estrada representa um risco de acidentes.
Um morador da localidade comentou sobre as reivindicações do grupo:
_ “O que reivindicamos é a isenção do pedágio para os moradores de Santa Maria, que estão sendo afetados e não conseguem se deslocar ao centro da cidade ou a outros bairros e distritos que exigem pagamento de pedágio. Nossa reivindicação se baseia também no fato de que, quando o pedágio foi feito, o documento da concessão não previa a localização atual, que deveria ser mais perto da divisa com Restinga Sêca.”
Sobre a liminar que proíbe a manifestação, o morador expressou sua insatisfação:
_ “Achamos injusto, mas não queremos correr o risco de sermos multados. A multa é pesada e pode impactar nossas finanças, já que a população está sendo excluída do convívio social da cidade. Não podemos pagar R$ 10 mil por hora, por pessoa, caso descumpramos a decisão judicial.”
No momento, os moradores decidiram não realizar nenhuma manifestação, mas pretendem recorrer ao Ministério Público em busca de seus direitos.
_ “Estamos parados por enquanto, mas vamos buscar outras formas de reivindicar isso. Aceitamos a decisão judicial, mas continuamos achando injusto,” _ concluiu o morador.
No dia 13 de outubro, um grupo de 50 moradores do Distrito de Palma fez um protesto, com bloqueios a cada cinco minutos da rodovia, perto do pedágio.
Leia mais:
- Grupo realiza protesto contra reajuste do pedágio da RSC-287
- Nova tarifa na RSC-287: em vigor desde quinta-feira, motoristas avaliam aumento no valor do pedágio
- Nova tarifa do pedágio da RSC-287 entra em vigor a partir desta quinta-feira
- Por unanimidade, Agergs aprova aumento de 16% no pedágio da RSC-287