Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)
Dez dias após o acidente com ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tombou no Vale do Taquari, três pessoas seguem hospitalizadas em Santa Maria e em Lajeado. No fim de semana, duas passageiras receberam alta médica e se recuperam em casa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Santa Maria
Husm
Em Santa Maria, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), está Terezinha Maria Vendrusculo, 60 anos. Ela buscou atendido na instituição um dia após o acidente, no sábado, com dores nos membros inferiores.
Karina Vieira Dias Rego, 39, que também estava hospitalizada no Husm teve alta no fim de semana.
Hospital Astrogildo de Azevedo
No Hospital Astrogildo de Azevedo, Fernanda Gonçalves de Menezes, 45 anos, segue internada. Ela foi transferida para atendimento em Santa Maria no sábado (5). Conforme boletim médico divulgado pela instituição, ela segue em observação devido a uma fratura no pé. Ainda não há previsão de alta e de realização do procedimento cirúrgico.
Na quinta-feira (10), Denise Estivalete Cunha, professora e coordenadora do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, recebeu alta do Complexo Hospitalar.
Lajeado
Hospital Bruno Born
Emerson Andrade dos Santos, 26 anos, segue no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Ele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para um quarto na unidade de internação. Seu estado de saúde é considerado estável.
Já Eliane Ravazi Matos, de 55 anos, que também estava internada no Hospital Bruno Born recebeu alta neste sábado (12).
Campanha para doação de sangue
O Colégio Politécnico e o Hemocentro Regional de Santa Maria (Hemosm) realizam campanha solidária às vítimas do acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na sexta-feira (4). As doações são feitas no Hemosm, na Alameda Santiago do Chile, 35. Conforme publicação nas redes sociais, a indicação é que o doador, ao realizar a doação, informe que o objetivo é ajudar as vítimas.
Aulas do curso de Paisagismo seguem suspensas
O Colégio Politécnico informou, nesta sexta-feira, que as aulas do curso Técnico em Paisagismo continuam suspensas por tempo indeterminado. Além disso, informou que nos próximos dias, serão discutidas formas para viabilizar o retorno gradual às atividades do curso. Não haverá atividades de acolhimento neste sábado (12) e domingo (13).
Confira a publicação:
Relembre o acidente
Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.
No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios.
As despedidas das vítimas fatais Dilvani Hoch, Fátima Eliane Riquel Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas no sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada no domingo (6), em Passo Fundo.
Leia também:
- Comunidade presta homenagens após uma semana do acidente com ônibus da UFSM; sete plantas simbolizam as vítimas fatais
- "Fez de tudo para salvar vidas", diz advogado de motorista que conduzia ônibus da UFSM em Imigrante
- "Alguns disseram que não existia cinto de segurança nos assentos", diz delegado após depoimentos de passageiros do ônibus da UFSM