Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Autor: Mateus Ferreira

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Foto: Mateus Ferreira

Centro de Tradições Folclóricas está localizado na Rua Benjamin D’Ávila Prado, 100, no Bairro Juscelino Kubitschek. Entidade foi fundada em 1981 e atua e benefício dos moradores da região oeste de Santa Maria de cidades vizinhas

O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem na sua carta de princípios no artigo 1ª os seguinte dizeres: “Devemos auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. Baseado nesse item e na questão humanitária, o Centro de Tradições Folclóricas (CTF) Os Nativos cumpre bem essa missão.


Fundada em 1981, a entidade tradicionalista tem um papel fundamental de apoio para a comunidade da região oeste de Santa Maria e em algumas ações auxiliando o município e cidades vizinhas. Em maio, momento em que o Rio Grande do Sul sofreu com as fortes chuvas, o CTF realizou bailes, jantares e almoços para arrecadar alimentos não perecíveis e agasalhos.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Em um primeiro momento, os itens doados pela comunidade foram levados de caminhão até Silveira Martins, na Quarta Colônia. Naquele momento, a cidade era uma das mais afetadas pelas chuvas no centro do Estado. A entidade seguiu com ações para arrecadar doações e, num segundo momento, a ONG Bazar Solidário recebeu donativos.


Buscando sempre auxiliar o município e ainda preocupada com a situação enfrentada pelas chuvas, Os Nativos realizaram também dois jantares em que eram produzidas duas panelas de refeição. Uma das panelas era destinada para o bufê do baile e a outra era servida em marmitas e entregue na comunidade da região oeste.


Atividades

Além de todas essas ações desenvolvidas no momento em que o Estado viveu a calamidade pública, Dalila Petzold, 39 anos, 1ª secretária e diretora Artística e Cultural do CTF Os Nativos, conta sobre o papel da instituição na comunidade e as atividades que são desenvolvidas no local.


– Nosso CTF tem um papel relevante na cidade, e as portas são abertas para diversas atividades. O grupo de idosos da Cohab Santa Marta realiza atividades e reuniões nas quartas à tarde. Temos também o grupo de ginástica Unidos Para Vencer, que se reúne segunda, quarta e sexta para realizar atividades físicas, encontros, cafés e passeios. Então, o CTF é usado para o bem comum da comunidade – afirma Dalila.

Volume de chuva na manhã desta quinta causa alagamentos em ruas de Santa Maria Anterior

Volume de chuva na manhã desta quinta causa alagamentos em ruas de Santa Maria

Planta nativa da região teria causado a morte de cavalos de grupo que conduzia a Chama Crioula em Rosário do Sul Próximo

Planta nativa da região teria causado a morte de cavalos de grupo que conduzia a Chama Crioula em Rosário do Sul

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI