Desde o primeiro dia do ano, 7 mil mulheres se alistaram para Exército, Marinha ou Aeronáutica. Esse é o balanço parcial do Ministério da Defesa, que levou em conta as inscrições feitas até esta sexta-feira (3). São os primeiros dias do alistamento feminino. Santa Maria é uma das 28 cidades que recebem o alistamento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As inscrições ficarão abertas até 30 de junho deste ano. Serão selecionadas mais de 1.400 novas militares, para 28 municípios de 13 estados e o Distrito Federal.
Para ter direito ao alistamento, a candidata precisa ter residência em uma das cidades que fazem parte do programa e deve ser nascida em 2007 – para completar 18 anos em 2025. Cada uma pode escolher entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. Mas isso vai depender das vagas disponíveis e dos requisitos exigidos.
Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas têm 37 mil mulheres, o equivalente a 10% de todo o efetivo, mantendo a média de diversos países. No entanto, a meta da pasta é alcançar 20% de mulheres.
O alistamento não garante a vaga. É preciso cumprir as outras fases, que são: entrevista, exames para inspeção de saúde e testes físicos. Lembrando que os testes e os treinamentos físicos serão os mesmos dos homens, de acordo com o Ministério.
As interessadas podem se alistar de forma online, até 30 de junho, pelo site alistamento.eb.mil.br. Também há a opção pelo alistamento presencial: basta ir a uma Junta de Serviço Militar.
A atuação das selecionadas vai começar em 2026: uma parte iniciará em março e a outra em agosto. Já incorporadas em uma das forças, não tem mais como desistir: vai ter que servir durante um ano, obrigatoriamente. Mas o serviço militar delas pode, também, ser prorrogado por até oito anos.
Santa Maria aceita alistamentos
Em Santa Maria, o alistamento poderá ser feito de forma online ou na Junta do Serviço Militar a partir de 1º de janeiro. Conforme o Comando da 3ª Divisão de Exército Brasileiro, para se alistar, a candidata deverá ter o endereço no município de Santa Maria. As organizações militares que irão receber o primeiro contingente serão o Colégio Militar de Santa Maria, o Hospital Militar e a Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria. O número de vagas para o município ainda não foi definido.
Junta do Serviço Militar em Santa Maria
- Endereço: Rua Cel. Niederauer, 1565 - Bairro Bom Fim/Santa Maria
- Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
- Contato: (55) 3174-1551
Cidades contempladas
- Rio Grande do Sul: Canoas, Porto Alegre e Santa Maria.
- Outros estados: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Mulheres no Exército em Santa Maria
A participação feminina pioneira ocorreu em 1823, com Maria Quitéria de Jesus, considerada a primeira brasileira a estar em uma unidade militar. Entretanto, somente em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres ingressaram oficialmente no Exército: 67 enfermeiras e seis especialistas em transporte aéreo.
Em 1992, a Escola de Administração do Exército, localizada em Salvador, na Bahia, matriculou a primeira turma de 49 mulheres, mediante a realização de concurso público. Já em 1996, o Exército Brasileiro (EB) instituiu o Serviço Militar Feminino Voluntário para médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias e enfermeiras. Naquela oportunidade, aproximadamente 30 mulheres realizaram o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) em Santa Maria. Saiba mais detalhes aqui.
Leia mais: