"Nunca tínhamos vivido um caso como esse, em 63 anos, na nossa instituição", afirma vice-reitora Martha Adaime sobre acidente com turma do Colégio Politécnico da UFSM

Autor: Maria Júlia Corrêa e Mateus Ferreira

Foto: Reprodução

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (4), o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), a vice-reitora Martha AdaimeEdson Roberto das Neves Juniorsecretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, falaram sobre o trágico acidente envolvendo um ônibus com alunos do curso técnico de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até a publicação da matéria, sete mortes tinham sido confirmadas. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Até a publicação da matéria, os sete corpos já haviam sido retirados do local. Os bombeiros iniciaram o trabalho de virar o veículo. Não há informações sobre liberações e serviços fúnebres.


No Colégio Politécnico, quem iniciou a coletiva foi Decimo, que lamentou o fato e projetou o que será feito por parte do município para oferecer suporte aos familiares das vítimas:


– Estamos preparados para dar todo o suporte às famílias que devem se deslocar para Santa Maria. Também já fiz contato com o governador Eduardo Leite pedindo o seu apoio sobre um eventual transporte aéreo. 


Na sequência, falou a vice-reitora falou sobre o acidente. Além de lamentar o fato, também relatou as primeiras ações feitas pela universidade:


– Mais uma vez, uma tragédia na nossa instituição. Recebemos isso como um choque pela manhã. Rapidamente, tomamos as providências que eram necessárias. Uma equipe já se deslocou para o local, em um segundo momento uma equipe também foi ao local. Logo à tarde, o reitor (Luciano Schuch) se deslocou, e começamos, mobilizando uma equipe de profissionais, alocada no Colégio Politécnico, para dar atendimento às pessoas e familiares.


Com a voz embargada e visivelmente emocionada, Martha descreveu o sentimento com toda essa situação:


– Sabemos que teremos dias longos pela frente, enfrentaremos todo esse processo recebendo vítimas, translado de corpos, familiares e estamos nos preparando para isso. Queremos agradecer a todos que nos ofereceram apoio neste momento. Nunca tínhamos vivido um caso como esse, em 63 anos, na nossa instituição. Nunca vivemos algo dessa natureza, é a primeira vez. Nossas atividades estão suspensas.


Questionada se o grupo do curso técnico de Paisagismo retornaria no mesmo dia para Santa Maria, a vice-reitora não soube dizer. Porém, afirmou que assim que tiverem as liberações dos corpos, a instituição providenciará o translado. 


Por fim, Edson Roberto das Neves Junior, secretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, afirmou que foi montado um sistema de comando de crise junto da Brigada Militar no Politécnico.

– É um acidente com vítimas. Há autoridades policias naquele local e temos que nos basear nas informações oficiais deles. Faremos o que está ao nosso alcance para receber e auxiliar os familiares.


Após acidente com ônibus da UFSM, instituição decreta luto oficial de três dias e suspende atividades nesta sexta e sábado

A UFSM decretou luto oficial de três dias e anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em decorrência do acidente. Segundo a UFSM, a turma composta por estudantes e docentes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM estava em visita técnica ao cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas) da cidade. A Brigada Militar comunicou à instituição o registro de óbitos.

Relembre o caso

Um ônibus com estudantes da UFSM caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, em uma estrada municipal perto da Rota do Sol, na região de Lajeado. Em uma curva, o veículo teria caído em uma ribanceira. Uma das possíveis causas do acidente foi a falha no sistema de freios do veículo.


Até o momento, sete pessoas morreram. As vítimas são seis mulheres e um homem, todos estudantes do curso técnico de Paisagismo da universidade.excursão levava 35 alunos para o Cactário Horst de Imigrante. Outros 23 passageiros foram encaminhados para atendimento nos hospitais de Teutônia, Estrela e Lajeado. 


De acordo com o prefeito de Imigrante, 18 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Ouro Branco, em Teutônia e cinco para o hospital de Estrela. 


Em Lajeado, o Hospital Bruno Born recebeu uma vítima em estado grave. Não há informação sobre a identidade de nenhum dos envolvidos até o momento.


Leia mais:










Motorista de ônibus com turma do Colégio Politécnico da UFSM teria dito: Anterior

Motorista de ônibus com turma do Colégio Politécnico da UFSM teria dito: "Se segurem e coloquem o cinto"

Corpos de vítimas de acidente com ônibus da UFSM começam a ser retirados Próximo

Corpos de vítimas de acidente com ônibus da UFSM começam a ser retirados

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI