Após notificação, morador tem 120 dias para ligar rede de esgoto em Santa Maria

Após notificação, morador tem 120 dias para ligar rede de esgoto em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Com o avanço da cobertura da rede de esgoto em Santa Maria, os moradores precisam estar atentos aos prazos para solicitar a ligação dos imóveis às novas estruturas. Esse cuidado é fundamental para garantir que o serviço funcione plenamente e que os benefícios do saneamento básico cheguem em todas as regiões do município. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade na manhã desta segunda-feira (5), a representante da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Andreia Zanini, esclareceu os principais pontos sobre como funciona esse processo, quais são os prazos estabelecidos para que os moradores façam a conexão dos imóveis às redes recém-implantadas e também passou orientações para quem não realizou a ligação no tempo indicado.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os prazos

Após receber a notificação de que a rede de esgoto está funcionando, o morador tem 120 dias para fazer a ligação. Os custos para fazer a conexão de dentro do imóvel até a caixa de esgoto que fica na calçada são de responsabilidade de cada cliente. Andreia explica que caso o cliente não faça a ligação dentro do prazo, ele passará a pagar a chamada taxa de disponibilidade, que pode chegar a 100% do valor de consumo de água. Já quem se conecta dentro dos 120 dias após a notificação paga 70% do valor consumido de água como taxa de esgoto. A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) disciplina o pagamento da disponibilidade e é responsável pelo fundo que recebe os valores pagos por essa taxa.


Como fazer a ligação em uma rede antiga

Nesse caso, o primeiro passo é identificar a rede e também a possibilidade de conexão a essa caixa de calçada. Se ela estiver disponível, o morador deve chamar uma pessoa adequada na área que possa fazer a conexão. 

— Caso surja uma situação em que ele não identifique essa caixa de calçada, o que pode acontecer, por ser mais antigo, ele deve entrar em contato conosco. A partir daí, vamos fazer uma vistoria técnica para identificar se existe ou não essa caixa de calçada lá. Às vezes a pessoa a pessoa faz uma calçada e acaba deixando ela coberta, então é importante, se ele identificar que existe a caixa, ele já pode fazer a conexão e informar a Corsan. Importante que informe justamente para passar ao cadastro, o que vai trazer ele para condição normal de cobrança — explica.

Descontos

Quem conectar no primeiro mês após aviso terá um subsídio tarifário de seis meses de carência da taxa de esgoto — ou seja, meio ano sem pagar a taxa de esgoto. Já o morador que fizer no segundo mês, tem três de carência e, a partir disso, ele começa a fazer o pagamento.

Fiz a ligação, e agora? 

Após realizada a ligação, o usuário deve comunicar a Corsan pelo aplicativo, pelo WhatsApp (51) 99704-6644, ou pelo 0800-646-6444 e solicitar a vistoria de ligação dentro do domicílio. 

Estou com dúvida, com quem posso falar? 

O contato com a Corsan pode ser feito via pelo aplicativo, também pelo WhatsApp (51) 99704-6644, ou pelo 0800 646 6444. Mais detalhes pelo site. 


Parada programada

Andreia ainda adiantou que na terça-feira (6) haverá uma parada programada em uma adutora das 14h até as 22h. O objetivo do serviço é interligar a adutora de 300m a uma adutora de 500m, com o objetivo de aumentar a vasão de água. Com isso, bairros da Região Oeste, como Tancredo Neves, Santa Marta, Prado, Boi Morto, Cauduro, Vila Rossi, Boca do Monte, Núcleo Central e o Alto da Boa Vista. 

A previsão de normalização da rede de água está marcada para às 23h.

Em Santa Maria
Desde 2023, 10 bairros de Santa Maria já receberam rede de esgoto, segundo a Corsan. A obra em Camobi, por exemplo, foi entregue em janeiro deste ano. Atualmente, o serviço está em andamento nos bairros João Goulart, Km 3, Nossa Senhora das Dores, Caturrita e Diácono João Luiz Pozzobom. A intenção, segundo a companhia, é iniciar os trabalhos nos bairros São João e Chácara das Flores ainda este ano. Com isso, a previsão é que 77% das residências tenham rede de esgoto até o final de 2025. Leia todos os detalhes sobre o os serviços aqui,

Corsan alerta para interrupção no abastecimento de água na região Oeste de Santa Maria nesta terça-feira Anterior

Corsan alerta para interrupção no abastecimento de água na região Oeste de Santa Maria nesta terça-feira

Envenenamento de cães em Caçapava do Sul: exame feito pela UFSM revela veneno usado em um dos animais Próximo

Envenenamento de cães em Caçapava do Sul: exame feito pela UFSM revela veneno usado em um dos animais

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI